Essa semana aconteceu um evento muito grave relacionado ao futbol. Uma pessoa perdeu a vida lutando “para defender os cores do seu time”. Nesse caso era um torcedor do Deportivo La Coruña.

Torcedor do Deportivo La Coruña assassinado

Torcedor do Deportivo La Coruña assassinado

Porque isso acontece? Porque as pessoas lutam até a morte para defender o próprio time?
O futebol moderno nasce na segunda metade do século XIX na Inglaterra e rapidamente se expandiu na Europa e no mundo todo. É o esporte mais praticado no mundo e não precisa de muita coisa para jogar. Uma bola e pronto. Isso gerou um fenômeno social a todo níveis e para muitos governos foi uma forma de mandar mensagens políticas (o Real Madrid de Franco, a Hungria dos 50 ao regime comunista, e muitos outros casos).

Hungria dos 50.

Hungria dos 50.

 

O povo ficou apaixonado desse esporte e o “domingo” desde então ficou como o dia sagrado do futebol.
Nos anos 70 na Inglaterra, anos com grandes mudanças sociais, a luta de classe passou para dentro dos estádios o que gerou o fenômeno, hooligans.

Hooligans da Inglaterra.

Hooligans da Inglaterra.

O fenômeno dos hooliganismo se expandiu na Europa toda e também na América latina (nas violentas barras bravas dos países hispânicos e nas torcidas brasileiras).

confusção-640x404

violência nos estádios brasileiros.

O culmine foi numa final da copa Europa dos clubes (Atual Champions league) em Bruxelas no Heysel Stadium no 29 de Maio do 1985. Jogavam os times da Juventus da Itália e o Liverpool da Inglaterra. Antes do começo do jogo, os hooligans ingleses invadiram a zona “Z” do estádio e as bancadas cederam á pressão humana. Resultado 39 mortos e mais de 500 feridos.

Heysel Stadium no 29 de Maio do 1985

Heysel Stadium no 29 de Maio do 1985

Os times ingleses como consequência desse acontecimento foram excluído das todas as competições europeias durante 5 anos. A primeira ministra britânica Margaret Thatcher usou o punho duro e acabou com o fenômeno dos hooligans na Inglaterra.
Nos outros países da Europa as torcidas se radicalizaram também utilizando ideais políticos, de direita (Nazi-fascismo) e de esquerda (Stalinismo-Leninismo).

7f2a957c-c0ce-35a6-a85c-2581b6da97bc

Muitas torcidas radicais no mundo fazem acordos entre as que tem uma base ideológica similar e é frequente que se associem e lutem contra outras torcidas com ideologia diferente.
Especialmente a partir dos anos 2000 vários clubes tiraram as torcidas radicais dos estádios. O presidente Laporta eliminou os “Boixos Nois” dos estádios em Barcelona e o mesmo fez o presidente Florentino Perez com os “Ultras Sur” em Madrid o ano passado.

Ultra-sur-Vallecas

Ultra Sur proibidos de entrarem nos estádios.

O futebol é somente uma desculpa. Política, raças, religião, torcer para um time, cada cosa levada até o extremismo gera violência.