Para mim é uma verdadeira alegria estar escrevendo este texto sobre o colega e editor da Revista BCZ, não só pelo carinho “gratuito” que possuo pelo mesmo, mas também pelo talento, perseverança e solidariedade inerentes à personalidade deste jovem pernambucano.
Nascido na cidade de Recife, João Compasso se formou em direito na Universidade Católica de Pernambuco, o que o possibilitou estagiar na Defensoria Pública do Estado, onde trabalhou voluntariamente pela primeira vez prestando assessoria jurídica gratuita às pessoas carentes de recursos.
Depois de um tempo trabalhando na área jurídica, resolveu seguir seu sonho de ser ator, quando iniciou um curso de Artes Cênicas no SESC, onde se formou como ator. A união do seu enorme talento com o seu inegável carisma fez com que João rapidamente aparecesse em diversas publicidades e obras de teatro, levando-o a possuir um rosto muito conhecido em seu estado.
Mas a fama nunca foi o objetivo principal desse jovem pernambucano, que possuía o sonho de conhecer o mundo. Assim, iniciou sua jornada indo à Espanha, onde trabalhou como Consultor de Imigração na empresa Espanha Fácil. Durante o dia exercia a labor como consultor e durante a noite trabalhava voluntariamente, ajudando estrangeiros em situação de exclusão social.
Porém sua vontade mesmo era ir à África ou a outras regiões do mundo onde a carência de recursos é extrema. Descobriu que, para trabalhar nestas zonas, o conhecimento do idioma inglês era muito importante, motivo pelo qual resolveu ir viver em Londres, onde estudou e aprendeu o idioma, que hoje domina à perfeição.
Após viver em Londres, pôde realizar o seu sonho de trabalhar como voluntário para ajudar pessoas carentes na África, onde trabalhou em vários países, tanto ensinando inglês como apoiando as pessoas mais necessitadas.
Esta experiência social o fez iniciar, juntamente com o seu amigo Fabio Nilo, um projeto chamado Silent Voices (vozes silenciosas), cujo objetivo não é somente contribuir com roupas, alimentos e produtos básicos mas principalmente fornecer, através do ensino e capacitação, ferramentas para que as pessoas em situação de extrema carência possam trabalhar e ganhar a vida por conta própria.
Ocorre que, em uma situação inusitada, Joao foi convidado a participar do programa Gran Hermano (Big Brother Espanha), onde atuará como um “brother brasileiro” expatriado para a Espanha, convite que foi aceito pelo mesmo com o fim principal de “divulgar o projeto Silent Voices”.
Poucos segundos dentro da casa foram suficientes para que o carisma de João e o seu enorme talento nos proporcionassem ontem, na noite de sua entrada na casa, uma das cenas mais hilárias de todo o GH VIP, quando contracenou com uma das celebridades mais famosas da Espanha, nada mais nada menos que Belén Esteban. Coincidência ou não, a audiência do programa de ontem aumentou em 30%, segundo dados da Televisão Espanhola.
Toda a comunidade brasileira está muito orgulhosa de Joao Compasso, consultor, editor, ator e benfeitor. Por estar em estado de isolamento temporário você ainda não sabe, mas as vozes silenciosas que você tanto defende estão, neste momento, fazendo um enorme eco não só na Espanha como no Brasil.
Sem Comentários