O Museu Municipal de Puertollano (Castilla/La Mancha) localizado no prédio da antiga Câmara Municipal, foi construído no início do século XX e reabilitado em 1992, se tornando uma das grandes alternativas para turistas que gostam da “realidade de uma fantasia universal” do onipresente “Don Quixote”, onde estão disponíveis, ainda, amostras de arte e exposições.
São Sete seções temáticas dedicadas expressamente à principal obra de Cervantes, além de um verdadeiro direcionamento didático, onde se pode ver, tocar, ouvir e cheirar carnes e iguarias, acompanhar música e dança, coleções de arte contemporânea, antropologia, artesanato, a etnografia, mineração, paleontologia e pintura.
Em 1993, o Museu Municipal recebeu o prêmio “Europa Nostra”, em reconhecimento aos projetos desenvolvidos, conservação excepcional e a contribuição dada ao embelezamento do patrimônio cultural.
Após a remodelação inicial (1992) que durou três anos e ficou a cargo de alunos da primeira Escola-Oficina de Puertollano, entre 2009 e 2010 novas melhorias foram feitas ampliando o prédio que ficou envolvido em meio a um moderno edifício, sem perder a sua essência de época.
A visitação tem entrada gratuita e pode ser realizada de terça-feira à sábado das 10h às 14h e das 17h às 20h.
Jornalista David Isaías