Ao escolher iniciar uma nova vida em um país estrangeiro, muitos brasileiros optam por cidades mais populosas, com uma grande comunidade internacional em geral. Sejam estudantes ou trabalhadores, a comunidade de brasileiros na Espanha é tão diversa quanto em nosso país.
O termo ‘comunidade’ não existe por acaso – é possível encontrar grandes grupos de brasileiros vivendo em diversas regiões da Espanha, e a comunicação entre estas pessoas tornou-se fator essencial para a permanência delas no país.
Seja pela possibilidade de ajuda mútua, ou pela liberdade de se falar o idioma nativo, o fato é que esta comunidade vem se expandindo cada vez mais. De acordo com estimativas do Itamaraty junto a consulados e embaixadas do brasil na Espanha em 2014, cerca de 128.638 brasileiros residem no país. Este número só tende a aumentar – tanto pela quantidade de brasileiros vivendo em situação irregular quanto pelos milhares de novos cidadãos adentrando o país até hoje. Assim, este número conta apenas moradores registrados nos consulados.
Seja pelo clima agradável, a boa qualidade de vida ou a tranquilidade de suas cidades – a Espanha atrai imigrantes de todos os lados do mundo. Na preparação para a mudança para a Espanha, é possível ter um contato prévio com membros da comunidade brasileira através da internet, em grupos do Facebook ou sites específicos sobre a Espanha. A região da Galícia, no noroeste do país é a mais procurada por brasileiros, e local onde a maior parte da comunidade reside, em cidades como Santiago e Lugo. A Andaluzia segue como segunda região mais habitada por brasileiros, sendo Granada e Sevilha as mais procuradas, e logo depois desta região, Madri segue como a mais populada pela comunidade brasileira.
Com um número cada vez maior de brasileiros no exterior, a Espanha se prepara para receber milhares de estrangeiros diariamente, por isso a política de imigração do país vem se restringindo nos últimos anos. Assim, é de grande importância que os tramites legais para entrada e permanência no país sejam cumpridos, e que a situação daquele que pretende morar no país seja regular. Fique atento aos documentos necessários e tenha um ótimo período na Espanha!
Sem Comentários