Na última sexta- feira (19), estivemos com a cineasta Anna Muylaert (São Paulo, 21/04/1964) em Madri, a entrevista sairá na revista BrazilcomZ impressa (que você pode ler de qualquer parte do mundo na versão online) e eu não podia deixar de vir contar para a turma do PalomitaZ:  estreia na Espanha “Una segunda madre” (“Que horas ela volta?”, no Brasil), com Regina Casé, em cartaz na próxima sexta- feira (26). No Brasil, a estreia será no dia 27 de agosto.

Anna Muylaert.12   Anna Muylaert, cineasta brasileira em Madri na livraria Ocho y 1/2 no último dia 19/06  (foto: Amable González)


Quem lembra da série “Mundo da Lua” (1991- 1992), da TV Cultura, com Luciano Amaral, Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri? Anna Muylaert era a roteirista.  O Lucas Silva e Silva, de 10 anos, um barato, cheio de imaginação. Veja um dos episódios aqui. Anna também foi roteirista do conhecidíssimo  “Castelo Rá-tim-bum” (1995).

A cineasta dirigiu “É proibido fumar”(2009), com Glória Pires (Baby), Paulo Miklos (o Titãs no papel de Max). Veja o filme completo aqui; também dirigiu o longa “Durval discos” (2002), com Ary França (Durval), Etty Fraser (Carminha) e a menininha Isabela Guasco (Kiki). Kiki foi o mesmo nome do personagem do curta “A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti”, com Marisa Orth, que também aparece em “Durval Discos”. Rita Lee tem uma participação, junto com o ex- marido de Anna, André Abujamra. Veja o filme completo aqui.

Anna Muylaert.14Anna Muylaert posando para a Revista BrazilcomZ. (Foto: Amable González)


O filme “Una segunda madre” está classificado como “comédia dramática”, veja a sinopse do filme:

Depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica. Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo . Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega, ela não é o que se esperava dela. (divulgação)

10653470_695602590563201_5679303541795703425_nVal (Regina Casé) e Fabinho (Michel Joelsas) (Foto: divulgação)


Um filme que reflete as mudanças sociais dos últimos anos no Brasil e que encantou o público do Festival de Cinema de Berlim (levou o prêmio) e recebeu o Sundance nos Estados Unidos.

Anna disse estar nervosa com a repercussão no Brasil, teme as reações. Vamos aguardar.

Anna Muylaert.18

Anna Muylaert e Fernanda Sampaio na livraria “Ocho y 1/2” em Madri, especializada em cinema. (Foto: Amable González).


Adoro os filmes de Anna Muylaert. As tramas são excelentes, a deliciosa trilha sonora, a nossa MPB e o retrato do brasileiro estampado na nossa cara. Nasci em SP e me vejo no sotaque, nas idiossincrasias, no jeito dos personagens, além da culinária, o jeito paulistano de ser (apesar disso, universal). Val é nordestina, pernambucana, outra face do Brasil, a do migrante nordestino na Terra da Garoa, a história de muitos, sou filha de uma baiana emigrada à São Paulo. Histórias que nos tocam e que não precisam de recursos extraordinários, nem apelações, as narrativas conseguem vencer por si, têm força.

Anna Muylaert.16

Ana Muylaert foi casada com André Abujamra, com ele teve José, que é músico; também é mãe de Joaquim, que atua em “Durval Discos”, seu pai é Márcio de Souza, atual marido de Anna. (foto: Amable González)


Enquanto isso, temos um compromisso no dia 26, nos encontramos no cinema? Vamos prestigiar o cinema nacional aqui na Espanha!

Veja o Facebook oficial do filme.

Veja o site de Anna Muylaert com toda a sua obra, a cineasta é também contista (foi de um conto que surgiu “Que horas ela volta?”).

O trailer de “Una segunda madre”(vamos tentar ver em versão original):