A partir de janeiro de 2016, os veículos que forem novos terão que utilizar placa, obrigatória, desenvolvida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), já os veículos emplacados anteriormente, poderão manter as existentes ou optar pela mudança.

A novidade abrange também aos países do “Mercosul” (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Essas placas deverão ter mais letras e menos números, ou seja, ao invés de três letras e quatro números (sistema de hoje), as novas identificações de veículos terão quatro letras e três números.

A cor do fundo das placas será sempre branca, mas varia a cor da fonte. Para veículos de passeio, por exemplo, será a preta e para veículos comerciais, vermelha. O nome do país ficará na parte superior da patente, sobre uma barra azul.  A cidade e o estado estarão identificados na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões, e as medidas, as mesmas praticadas em território brasileiro (40 cm de comprimento por 13 cm de largura).

No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação da placa.

O Denatran garante que o preço das placas será mantido, não havendo aumento de valores em razão da “novidade obrigatória” a partir de 2016.

Nova placa com padrão Mercosul

Nova placa com padrão Mercosul