MADRI – A Câmara de Comércio Brasil-Espanha ( CCBE ), responsável entre as relações institucionais bilaterais na Espanha, este ano celebra o seu 90 º aniversário.

A celebração foi realizada na noite do dia 2 de julho, no transcurso de seu tradicional jantar de sócios, presidida pelo Embaixador do Brasil na Espanha, Paulo César de Oliveira Campos. Também contou com a presença do Secretário de Estado da Cooperação Internacional e América Latina, Jesús Gracia. E de um público de 200 convidados entre os quais representantes institucionais e empresários.

Fundada em Madri em 1924, a Câmara de Comércio Brasil-Espanha tem atualmente mais de 400 empresas associadas, tanto espanhóis e brasileiros, que representam o eixo das relações comerciais bilaterais com mais de 95% do investimento no país. O seu papel é assessorar as empresas brasileiras e espanholas em sua propriedade, auxiliando nas suas relações com o apoio do governo em missões comerciais, o desenvolvimento e promoção de encontros e conferências sobre setores, etc.

Para Gasset José Loring, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, “é uma honra e um prazer, nossa instituição tem acompanhado a história da empresa e as relações comerciais entre os dois países em quase um século. Durante este período, após uma forte recuperação em 1970 e uma grande renovação para a virada do século, o CCBE atinge o seu 90 º aniversário em um excelente momento das relações bilaterais “.

90-CCBE-
Durante estes 90 anos de história, vale a pena destacar alguns acontecimentos importantes nas relações econômicas comerciais entre Espanha e Brasil desde a criação da CCBE, em Madrid, em 1924. Desde a nomeação do primeiro embaixador do Brasil em nosso país, Luiz Guimarães Filho, em 1927 ou a destacada participação do Brasil na Exposição Universal de Sevilha em 1929. Tais relações foram afiançando-se rapidamente e, em 1932, os serviços de telefonia entre os dois países foi inaugurada.

Em 1941, foi quando se inaugurou a Embaixada do Brasil na Espanha definitiva na rua Fernando El Santo No. 6 em Madrid. Em 1946, o primeiro vôo para a América do Sul da Península Ibérica é realizada pelo aeroporto deMadrid-Natal-Buenos Aires. E um ano depois, em 1947, a empresa inaugurou Panair do Brasil voo Rio de Janeiro – Madrid. O Guernica de Picasso viaja ao Brasil para exposição na Bienal de São Paulo em 1954.

Em 1956, o presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek viaja para a Espanha e que é quando um acordo de cooperação está estabelecido; em 1962 foi inaugurada a Casa do Brasil (agora também abriga a Câmara de Comércio), pagando sua construção com sacos de café brasileiro.

E em 1966, quando começou uma nova era na Câmara de Comércio Brasil-Espanha, refundando a instituição e inaugurando de novos escritórios em sua sede em Jacometrezo. Em 1979, quando Adolfo Suárez fez a primeira visita oficial de um chefe do governo espanhol no Brasil, e um ano mais tarde, o Banco do Brasil se estabelece na Espanha. Os reis da Espanha, Don Juan Carlos I e a rainha Sofia viajam para o Brasil em 1983, a primeira visita oficial ao Brasil alguns monarcas espanhóis.

Entre 1998 e os primeiros anos do século, a Espanha é o maior investidor no Brasil, com a entrada de empresas como a Telefónica, Santander, Iberdrola, Endesa, OHL, Mapfre ….. E foi aí que um novo grupo de diplomatas, executivos e empresários da Câmara em 2003 se reunem para renovar e dar-lhe um novo impulso para situar hoje.

 

Hoje, a CCBE tem uma estrutura interna baseada em uma grande Junta Diretiva com grande representação, um Comitê Executivo e 6 Comissões Setoriais de Trabalho (Comité Jurídico, Infraestrutura, Finanças e Comércio Exterior, Imobiliário, Turismo e Energia).

Também tem escritórios em:

  • Andaluzia – através do Instituto Empresarial Brasil-Andalucía –
  • Catalunha com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha
  • Aragão
  • Ilhas Canárias e
  • Galicia

Como um clube de negócios, para incentivar Networking entre os seus membros, bem como outras instituições, associações e empresas, realiza ciclos de cafés da manhã negócios Conexão Brasil, os cafés da manhã CCBE, os seminários setoriais CCBE e as reuniões AfterWork Brasil, para divulgar novos parceiros.
Além disso, a CCBE promove o Premios Brasil para reconhecer o compromisso dos vencedores com o Brasil e sua contribuição para o fortalecimento das relações entre os dois países no mundo dos negócios, cultural e social. Em 2013, em sua 10 ª edição, os vencedores foram o presidente da Gestamp Francisco Riberas, a cidade de Tordesilhas (Valladolid) e do projeto social “Biblioteca Favela“, no Rio de Janeiro.

A CCBE tem o apoio da Embaixada do Brasil na Espanha, a Fundação Cultural Hispano-Brasileña e da Casa do Brasil como membros honorários. Também são sócios padroeiros as empresas do Banco do Brasil, FCC, Gestamp, Hispasat, Iberdrola, Iberia, LanTam, Mapfre, OHL, Repsol, Santander e Telefónica.