O meu post de hoje vai dedicado aos famosos “Extreme Makeovers“, que em outras palavras querem dizer “Transformação de espaços” ou “Antes e Depois“. É um tema que os meus seguidores adoram e sempre me pedem no meu blog Casa Atelier. Hoje vou explorar 3 exemplos de Antes e Depois, que provam como algumas mudanças simples são imprescindíveis para a transformação completa de um ambiente, sem requerer necessariamente grande inversão de dinheiro nem muito desperdicio de tempo. Provo diariamente que uma pitada de criatividade e “olho clínico” são o suficiente para modificar o astral de um espaço e estimular outras sensações e experiências dentro do mesmo. É hora de se inspirar!

Exemplo 1: Antes e Depois de Home Office

Vejam como uma simples mudança de cor das paredes influencia na aparência de um espaço! No caso dessa zona de trabalho o mobiliário também ajudou, dando funcionalidade ao ambiente. Reparem que os móveis são simplérrimos mas desempenham sua função perfeitamente. A cor branca da mesa de trabalho ajuda a deixar o espaço leve e jovial. Os quadros colocados na parede, repletos de cores refrescantes, contribuem ao estímulo da criatividade e alto astral. Por outro lado, o azul aplicado nas paredes estimula a tranquilidade, a intuição, o raciocínio e a confiança, ou seja, é perfeita para o ambiente de trabalho! Repare que o azul foi pintado em apenas uma das paredes, o que ajuda a não pecar por excesso. Além disso, a cor foi aplicada até uma certa altura, com pinceladas aleatórias, o que deixa impregnado um caráter jovial e descontraído.

Esse antes e depois foi criado por Rachel, do blog Crafted Life.

 

before_after_office1before_after_office4makeover_office1makeover_office2makeover_office3makeover_office4makeover_office5makeover_office6

Exemplo 2: Antes e Depois de Cozinha

Transformação drástica, certo?! Pra começar, eles abandonaram o papel de parede cafoninha e os móveis de madeira escura do tempo da avó e introduziram um aspecto fresco, jovem e acolhedor. A chave do sucesso: o branco! Como eu costumo de dizer: “o branco aplicado como base salva qualquer espaço”! O piso antigo foi substituído por um de madeira, que deixa a cozinha com um aspecto aconchegante, perfeito para localidades frias. Outra mudança significativa: a introdução de plantas dentro do recinto! Ai, as plantas! Sou fã número 1 da natureza e em 100% dos meus projetos tento introduzí-las nos âmbitos interiores. Acalmam e harmonizam o espaço; sem contar que a sua cor verde introduz uma paleta de cor natural, que combina com qualquer tipo de decoração. O revestimento cerâmico trouxe modernidade e aspecto de limpeza – esse tipo retangular com rejunte preto está sendo muito usado por todas as partes, e por tanto é tendência! As letras vermelhas formando a palavra “HELLO” também foi ótima contribuição, trazendo uma pitada de jovialidade ao ambiente. A pintura com efeito de quadro negro aplicada na parede oposta à pia é outro elemento interessante da transformação! Além de ser prático, é moderno e contrasta com o branco de base. E por último, a ilha central formada pelo carrinho de aço inox é uma ideia fabulosa, porque oferece uma base de apoio adicional, perfeita para os dias de culinária em família!

Esse Extreme Makeover está publicado no blog Design Sponge

before_and_after1 before_and_after3 before_and_after4 before_and_after5 before_and_after6 before_and_after7 before_and_after8

Exemplo 3: Antes e Depois de Restaurante

Esse é um projeto meu e de Melissa, realizado pelo nosso escritório aqui em Madri, o Casa Atelier! A transformação foi feita em 6 dias e com um orçamento muito baixo, que não chegou nem aos 8 mil euros. Desde o começo nós duas queríamos fazer uma mudança total, tirando aquele aspecto cafoninha da cor mostarda e introduzir uma nova identidade ao restaurante: fresca e acolhedora, natural e introspectiva, e acima de tudo: adoravelmente viva! O conceito desde o início foi explorar a filosofia do restaurante, que trabalha o alimento em seu estado “vivo”, sem utilizar fogões ou temperaturas acima dos 40 graus. A partir disso nasceu nossa ideia de criar um “laboratório vivo”, onde elementos naturais estão impregnados pelos quatro cantos do espaço. Para “vestir” o ambiente, idealizamos uma estante de ferro delicada, para aguçar a perspectiva do restaurante e ao mesmo tempo estimular o olhar dos visitantes a certos pontos de interesse. Um laboratório gastronômico armado por um delicado “jardim vertical”, onde espécies de plantas interceptam a relação entre homem e natureza. Pensando no sério problema de acústica que existia e no baixo orçamento que disponibilizavam, resolvemos apostar em um revestimento que ao mesmo tempo ajudasse na absorção sonora, como também intensificasse a atmosfera natural e introduzisse um aspecto acolhedor ao ambiente. Foi daí que surgiu a ideia de usar a cortiça como elemento de revestimento de algumas das paredes do local. Para mudar radicalmente o aspecto anterior do restaurante – que usava o verde e o mostarda em várias partes do ambiente -, introduzimos o branco e o preto como cores-base, no intuito de transmitir um ar fresco, jovem mas também íntimo e elegante. Como não tínhamos orçamento para fazer um projeto luminotécnico completo, optamos por criar uma iluminação pontual, quente e introspectiva, que ressaltasse cada mesa e algumas partes das estantes de ferro do espaço. Foi então que resolvemos fabricar nossas próprias luminárias, feitas com tubos de cobre, que muda de cor com o passar do tempo e o calor da lâmpada.

Assistam o vídeo da transformação, abaixo das imagens!

Transformação por Michelle Vasconcelos & Melissa Dupont

 

Antes:

 

antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente1

Depois:

antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente2 antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente3 antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente4 antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente5 antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente6 antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente7 antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente8 antes_e_depois_entreme_makeover_ambiente9

VÍDEO PASSO-A-PASSO:

 

 

Viram como uma simples mudança de cores e elementos decorativos pode transformar drasticamente um espaço?! E melhor: pode ajudar a melhorar o desempenho das atividades realizadas dentro do ambiente, assim como o humor dos que convivem dentro dele. Se gostou do tema e quer ver ver mais dicas DIY (Faça Você Mesma), clica AQUI!

Beijos e até semana que vem :)