Viajar à Espanha também é sinônimo de experiência educativa e divertida, e sendo assim, não se pode deixar de lado uma passada obrigatória pelos museus, diante da riqueza de conhecimento e cultura que se adquire.
Segundo dados do Ministério da Cultura espanhol, os museus mais visitados se encontram em Madri: o Reina Sofia; do Prado; o Thyssen-Bornemisza e o Museu Nacional de Arqueologia, seguidos pelo  Guggenheim de Bilbao; Museu de Altamira, na região de Cantábria, e o Museu Nacional de Arte Romano, em Badajoz.
Juntos, Reina Sofia, Prado e Thyssen-Bornemisza formam um triângulo inigualável no quesito arte. São museus que encantam todo tipo de público, já que suas obras englobam diferentes momentos artísticos e recebem anualmente milhões de visitantes.
O Reina Sofia é um museu completo, com diferentes obras, artistas e períodos – algumas delas, inclusive, interagem com o público. Por lá, se encontra entre outros, uma sala com esboços de Picasso. No Prado, principal museu de Madri é possível se obter um “audioguia” para entender melhor as obras e a importância das mesmas, enquanto o Thyssen abrange diferentes estilos e épocas.
No entanto, se a preferência for por um passeio aos museus de Barcelona lá se encontrará espaços temáticos de artistas que marcaram a arte mundial.  Os mais prestigiados pelos turistas são:  o Museu Nacional de Arte da Catalunha; Museu de Arte Contemporânea (MACBA); o Museu Picasso e o Museu Fundació Miró, além do Museu de Futebol do Barcelona FC.
Entre outras opções durante a estada na Espanha, o Teatro-Museu Dalí em Figueres; o Instituto Valencia de Arte Moderna, em Valencia e o CaixaForum Barcelona.