A Caixa Econômica Federal (CEF) elevou os juros para financiar imóveis com recursos da poupança; promoveu novo reajuste das taxas (entre janeiro e abril), e ainda anunciou redução do percentual máximo de financiamento de imóveis usados de 80% ou 70% para 50% ou 40% do valor de avaliação. Agora chegou a vez do Banco do Brasil (BB) ter adotado a mesma medida no início deste mês, o que comprova ainda mais – o aperto do crédito nos bancos públicos.

Especialistas no setor entendem, que a decisão da CEF e do BB estimulará o interesse pelo crédito habitacional dos bancos privados, apesar das instituições privadas terem taxas de juros maiores que as da Caixa e do Banco do Brasil, já que elas podem facilitar as condições, dependendo do relacionamento com o cliente. Outro fator é que tanto os bancos privados quanto o Banco do Brasil, por enquanto, continuam financiando 80% do valor de imóveis novos ou usados.

Pelas novas regras, os financiamentos via Caixa dentro do Sistema Financeiro Habitacional (SFH) – que financia unidades até R$ 750 mil no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e até R$ 650 mil no resto do país – passam a ser de até 50% do valor para imóveis usados, e não mais 80%. No Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) que financia imóveis com preços acima desses valores, o percentual máximo de empréstimo caiu de 70% para 40%. Já as taxas de juros, passaram a variar de 9% para 9,45% para o SFH após os ajustes. Para o SFI, de 10,5% a 11% ao ano.

Alguma dúvida que ficou complicado para o brasileiro de menor poder aquisitivo adquirir a casa própria? Lá se vai o sonho da “Sua Casa” – “Sua Vida”?

crédito habitacional privado2