23 de abril é sem dúvida o dia mais bonito na Catalunha pois é o dia de Sant Jordi ou São Jorge, em português.

Tem um ditado aqui na Espanha que diz: abril, lluvias mil (abril, chuvas mil) é verdade, em abril sempre chove e podemos passar de um dia lindo de sol a um dia cinza e chuvoso num piscar de olhos. O que eu não consigo lembrar é de um dia de Sant Jordi com chuva, se houve é melhor esquecer mesmo, porque esse dia só combina com sol e céu azul. São Pedro até agora não me decepcionou, e na semana passada ele  pintou de novo um céu lindo, para deixar Barcelona ainda mais radiante.

Sant Jordi 1_editado-1

Além de Sant Jordi, no dia 23/04 comemoramos na Catalunha o Dia da Amizade  e também é o Dia Internacional do Livro. Nessa data, a tradição é presentear com rosas e livros, e durante muito tempo os homens ganhavam livros e as mulheres rosas, mas hoje em dia é indiferente, livros e rosas são presenteados a todos. E esses objetos invadem completamente a cidade fazendo dessa festa uma data especialmente romântica. Rosas e livros, são os grandes personagens desse dia. Grandes e pequenas livrarias expõem seus produtos;  encontramos livros novos e usados; caros e baratos; best sellers, lançamentos e livros inesquecíveis e atemporais. Nada nos impede de levar um exemplar para casa.

Casa del Llibre Livros Livros1 Livros2As rosas embelezam e colorem as ruas. Tem as vermelhas, azuis, coloridas, as de papel, de arame, de tecido. Tem as caras, tem as baratas, tem para todos os gostos e bolsos.

Rosas de Sant Jordi1Rosa de Sant Jordi3 Rosas de Sant JordiRosas de Sant Jordi2 Nos deparamos com muitas coisas mais nesse dia. Músicos na calçada, gente lendo em voz alta, as vitrines das lojas também entram no clima da festa e rosas e livros entram na decoração; tem pessoas que se fantasiam, personagens da ficção e realidade em pleno centro da cidade.

Sant  Jordi2Nunca pensem que já foram sorprendidos o suficiente porque sempre poderão sentir outra emoção. Um café, um cava pra tomar enquanto se ouve um programa de rádio ao vivo feito desde um parque, praça ou jardim. Um mundo infantil e divertido, bonecos de Sant Jordi, dragões e flores artesanais. Nesse dia todos querem ser valentes cavalheiros prontos para donzelas salvar.

FotorCreated

Sant Jordi1E tem o momento de visitar os stands das grandes livrarias para tentar chegar perto daquele escritor que tanto gostamos ou de algum famoso televisivo que está lançando algum livro. Vi vários escritores, não consegui tirar fotos de todos que queria, outros evitei mesmo. Nas fotos abaixo ( no sentido do relógio) temos a 4 personalidades: Maria Dueñas, Francisco Ibáñez, Eduard Punset  e  Eduardo Mendoza 

EscritoresNa seguinte foto vemos a Sor Lucía Caram, O Gran Wyoming Pilar Eyre e Victor Amela.AutoresEntretanto o grande momento do dia foi, sem dúvidas, para mim, poder ver e ouvir um dos meus escritores favoritos: Ken Follet. Tive o prazer de escutá-lo ao vivo nas duas entrevistas que ele concedeu às rádios RAC1 e Cadena Ser.

Ken FollettLa diada de Sant Jordi, como chamam aqui, é realmente uma grande festa. Temos rosas, temos livros, temos muitas pessoas pelas ruas, temos alegria, temos dia bonito, temos sorrisos, temos programas de rádio, temos muitos famosos circulando por Barcelona e tb temos SOLIDARIEDADE.  Sim, nesse dia vemos muitos postos de venda de rosas, livros ou artesanatos que pertencem a alguma Associação Benéfica, algumas conhecidas e outras nem tanto. Médicos sem Fronteiras, Obra Social do Hospital San Joan de Déu e muitas, muitas mais. Assim que resolvi dedicar este espaço a uma dessas lindas organizações, que no dia 23/04 usaram esta grande vitrine que é a festa de Sant Jordi, para chegar a um número maior de pessoas, divulgar seu trabalho e também  arrecadar fundos com a venda de livros usados e flores e assim poder tocar o projeto por mais algum tempo. Estou falando do Proyecto Amor en Acción, uma iniciativa  maravilhosa que muitas vezes acompanhei como voluntaria. Conheci o Amor en Acción há quase 2 anos, e desde então, sempre que posso, colaboro porque sei do comprometimento que eles têm com as pessoas mais necessitadas, sei da importância que o projeto tem  no Raval e arrededores onde toda terça-feira é possível ver a Kédima Furquim, idealizadora dessa linda obra, e os muitos voluntarios distribuindo, com muito amor,  a comida recém feita aos moradores de rua. Além disso, o Projeto também ajuda a muitas famílias que se encontram em um momento difícil, reapartindo lotes de comida e produtos de primeira necessidade. Ajudar, estender a mão é sem dúvida o melhor presente que podemos fazer não só nesta data tão simbólica como em todos os outros dias do ano. Convido cada leitor a conhecer um pouco mais essa turminha, esses anjos que vão pelas ruas repartindo mais que alimentos, repartindo amor, solidariedade, carinho, humanidade.

Proyecto Amor en Acciónhttps://www.facebook.com/proyectoamorenaccion.bcn

PROYECTO AMOR EN ACCIÓN (2)E fica também o meu desejo de que um dia vocês queiram e venham conhecer a Festa mais Linda da Catalunha. Que se unam aos muitos moradores e turistas que passam, que compram, que disfrutam e que tornam esse dia tão feliz e romântico.

Gente em Sant Jordi (2)Espero que tenham gostado da minha visão sobre esta festa, e não esqueçam que na próxima segunda nos vemos aqui com mais Barcelona, mais Vitrine Barcelona.

Um abraço e até lá.

#Barcelona #VitrineBarcelona