No Passeig de Gràcia, desde de Setembro do ano passado, funciona um novo lugar cheio de encanto e que já faz parte do roteiro de lugares In,  da moda. No número 24, nessa que é sem dúvida uma das ruas mais famosas de Barcelona, está El Nacional, um grande espaço gastronômico com mais de 2.600 metros quadrados e capacidade para mais de 700 comensais,  conta com 4 restaurantes que estão distribuídos desta forma: carne, peixe, arroz/ tapas e delicatessen e 4 bares especializados em cerveja, vinho, cava e coquetéis. Aberto os 365 dias do ano das 12:00 às 03:00, El Nacional é um espaço similar ao Mercado San Miguel em Madrid e traz ainda mais charme para a Cidade Condal.

El Nacional3

Este lugar encantador está cheio de histórias, é que antes de se transformar neste espaço gastronômico que temos agora, já foi um café, um teatro, uma fábrica, uma concessionária de carros e até uma garagem. Fica difícil imaginá-lo como era antes, eu não consigo me lembrar da garagem que existia nesse número, curioso isso. A antiga imagem foi subtituida pela atual como se nunca tivesse existido. Mas, voltando ao Nacional, há muito tempo que escutava maravilhas sobre ele, algumas pessoas que conheço já haviam estado e comentavam eufóricas que era um lugar muito interessante, mas entre uma coisa ou outra nunca conseguia passar por lá. Assim que em um desses poucos e raros dias de tranquilidade em que disfrutava de um passeio pelo centro da cidade me lembrei que estava por perto e fui.

A minha reação foi de ahhhh, sim fiquei boquiaberta, porque tinha imaginado um lugar completamente diferente, e encontrei uma decoração atual com toques da arquitetura modernista dos anos 30 e 40, um luxo do inicio ao fim. Até a decoração do banheiro foi bem cuidada. Não poderia ser diferente, afinal a decoração esteve a cargo do estúdio de  Lázaro Rosa Violán , um interiorista catalão que está super na moda e que tem realizado projetos muito interessantes.

Quando eu cheguei, passava um pouco do meio-dia, as portas tinham sido abertas fazia muito pouco e por isso mesmo o lugar estava quase vazio, perfeito para percorrê-lo e curiosear bastante o ambiente, coisa que sei que seria impossível fazer à noite. O sucesso de crítica e público é grande e o local tem estado cheio. Assim que aproveitei a oportunidade e xeretei, conversei com os garçons, me deliciei com o visual.

El Nacional10El Nacional7 El Nacional6Esta foto de cima é da La Braseria, um dos quatro restaurantes e onde você escolhe a carne que deseja comer, dentro de uma seleta lista com as melhores carnes e cortes, e a preparam na brasa ao momento. E para deixar o prato mais saboroso, o acompanhamento que pode ser uma salada, verduras também é escolhido por você. Este lugar é um deleite  para os amantes da boa carne.

El Nacional5

Na Taperia o produto estrela não poderia ser outro que não as tapas. Uma grande variedae de tapas frias e quentes, arroz, paella e fideuá para saborear.

El Nacional9

Este grande peixe indica que estamos no La Llotja, um restaurante especializado em peixes. Depois de ver os produtos em um mostrador você  escolhe o que quer e o compra a peso. A etapa seguinte a escolher é  a maneira de prepará-lo, que pode ser no forno, na brasa, ao vapor, frito ou grelhado. Além disso há sopas de peixe,  mariscos e até carne para aqueles que a preferem em lugar do peixe.

El Nacional4El Nacional

Depois de ver cada cantinho, decidi parar em um dos bares e tomar algo gelado. Era um desses dias lindos de primavera, com um sol gostoso e queria aproveitar cada minutinho desse dia. Para completar meu marido estava comigo e decidimos brindar por um dia tão bonito. Bar escolhido, fizemos o pedido: Uma cerveja servida  em um copo pouco convencional, um vinho branco e um aperitivo de mariscos que leva o mesmo nome do lugar: El Nacional. Tudo muito bom mesmo.
El Nacional12

Queria pedir desculpas  pelas  fotos dos post, poderiam ser melhores,  mas como não foi uma visita planejada, não levei a câmera e as fiz com o celular, de todas formas, espero que um pouco da essência do lugar se possa sentir através dessas que postei.

O lugar é realmente lindo.

El Nacional é um lugar incrível, mas também tem que ser dito que não são todos os “bolsos” que podem ir com freqüencia porque os preços estão longe de serem modestos. Quem disse que a qualidade é barata? Entretanto todos deveriam dar uma volta por lá, tomar uma cerveja e curtir este lugar singular que promete ser um dos points da noite barcelonesa.

Se vocês querem saber um pouco mais sobre o espaço e/ou os restaurantes, encontrarão mais informações aqui e aqui

El Nacional1Passeig de Gràcia,24

Tel: 935 18 50 53

Espero que tenham gostado. Vitrine Barcelona volta na próxima semana com mais Barcelona, com mais Vitrine Barcelona e um post muito especial sobre a festa mais linda da Catalunha: San Jordi. Até lá.

Um abraço.

#Barcelona #VitrineBarcelona