Visando reforçar os estoques de sangue durante o Carnaval, o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) colocou em prática a campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”.  No período das “Folias de Momo” é registrada todo ano, uma queda de 50% no volume de doações voluntárias.

Levando-se em conta o fato, de que a maioria dos brasileiros concentram suas férias entre os meses de Verão, a ausência de doadores de sangue tem se repetido ao longo dos anos em todo o país nesta época, e sem campanhas específicas, os estoques dos hemocentros acabam reduzindo de forma expressiva, justamente quando se registra um acréscimo no número de acidentes, e um aumento na necessidade da utilização do produto.

Somente 2% da população brasileira doa sangue com regularidade. O percentual recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é  de 5%.

Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 18 anos e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 anos e 17 anos também podem doar, mas somente com autorização dos pais ou responsáveis. Não é necessário estar em jejum. O voluntário deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Hemocentro do RJ