Inaugurado recentemente, o Biodome Parque da Ciência de Granada (Andalúcia) é a mais nova opção de turismo para brasileiros que visitarem a Espanha. Com 20 mil m³ o aquaterrário acomoda em torno de 250 espécies entre plantas e animais de florestas tropicais da Amazônia, Madagascar e Indo-Pacífico, promovendo a educação ambiental, conservação de espécies e pesquisa científica.
O novo Biodome, é uma verdadeira janela para a biodiversidade do planeta e as interações que tornam isso possível. A primeira rota é subaquática, com vários aquários, e  ecossistemas marinhos e de água doce. Na via terrestre os visitantes podem passear pela recriação de um mangue, entre outros habitat’s. Já na terceira rota, aérea, é disponibilizada a observação de espécies de aves.
Além disso, os visitantes podem acompanhar através de “transparentes biotérios” tarefas normalmente realizadas a portas fechadas, exemplificando com o preparo da comida para os animais, o cuidado específico de alguns deles ou controles de saúde, entre outros.
O projeto promove, ainda, a conservação de áreas ameaçadas e coopera em conjunto com redes internacionais de proteção da natureza (organizações zoológicas ou botânicas), pesquisando “in situ” e “ex situ”, quanto ao melhoramento para espécies ameaçadas de extinção na europa.
Jornalista David Isaias