A campanha de vacinação contra o vírus da gripe inicia no dia 4 de maio e terá duração de três semanas. Há alguns anos a campanha vinha sendo feito no final do mês de abril, mas em 2015 foi adiada para que as doses incorporassem uma nova cepa de vírus que se tornou comum no Hemisfério Norte.

Segundo o Ministério da Saúde, o adiamento não vai trazer prejuízo à população, porque o indicado é que as doses sejam administradas antes do inverno chegar.

A vacina é recomendada para todas as pessoas, no entanto, idosos – gestantes e crianças são considerados grupos prioritários e podem receber a dose gratuitamente em postos de saúde de todo o Brasil.

Felizmente a situação nos dias de hoje não é a mesma de pânico e desespero que havia na época em que a gripe foi identificada no Brasil, a partir da fronteira com a Argentina onde surgiram as primeiras vítimas fatais. De qualquer forma sempre é melhor prevenir do que remediar, e neste caso específico mais ainda – pois se trata de seres humanos e a manutenção da vida…

vacinação