A responsável pela operação do serviço de trens urbanos na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), – “SuperVia”, ampliou os horários para embarque de bicicletas em dias úteis.

Desde abril de 2012 quando foram liberados os embarques de “bikes”, aos sábados às 14h, domingos e feriados durante todo o dia, os usuários tem utilizado em grande número esta possibilidade, que agora, se estende também diariamente a partir das 21h, mas apenas no último vagão de cada composição. 

De acordo com a concessionária foram registrados mais de 30 mil embarques com bicicletas desde o início da liberação, e só em 2014, mais de nove mil acessos. A iniciativa, conforme a diretoria da “SuperVia”, é oferecer mais um avanço à população carioca, que terá também, a opção de um transporte prático e não poluente.

unnamed (2)

Outra ação que incentiva o uso da integração entre bicicleta e trem são os bicicletários gratuitos instalados nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna.

Estudos da operadora mostram que a bicicleta é o principal meio de transporte utilizado pelos moradores da Baixada Fluminense e da zona oeste para chegar às estações de trem. Além disto, 77% se deslocam ao trabalho, 8% à escola, e 5% para locais em que serão realizadas atividades de lazer.

Em outras localidades do Brasil, dificilmente se vê passageiros de trens ou metrôs conduzindo suas “bikes”, o que poderia ser repensado, já que se trata de um transporte saudável, não poluente – e uma prática cada vez maior, levando-se em conta ainda, a instalação de inúmeras ciclovias espalhadas pelo país.