A partir de hoje (1) vale a determinação do Ministério do Trabalho e Emprego para que as empresas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A intenção é tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações sobre os trabalhadores, conforme resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Com isto, os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo “Empregado Web”, disponível no “Portal Mais Emprego”, do próprio ministério, não sendo mais aceita a entrega dos formulários impressos.

No entendimento da instituição federal, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, garantirá a autenticidade dos dados, e possibilitará ainda, o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego.

Estamos na era digital e os ministérios precisam acompanhar a evolução dos tempos, no entanto, a ferramenta adotada precisa funcionar de fato – ao contrário do que tem se visto e onde na maioria das vezes, o sistema de informática do governo simplesmente não funciona…

seguro-desemprego via internet