A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada há poucos dias, mostra que 46% dos brasileiros são sedentários, o que representa quase a metade da população com 18 anos ou mais, e ainda, que 28,9% assistem três horas ou mais de televisão por dia; 15% fumam ou usam produtos derivados do tabaco, e que o estado de Roraima é o mais sedentário de todos, com 57,3% da população insuficientemente ativa, enquanto Minas Gerais aparece com o menor percentual de sedentarismo – 41%.

Para quem não se liga muito nesta questão, sedentária é a parcela de pessoas considerada não suficientemente ativa, ou que pratica menos de 150 minutos de atividade física por semana, tanto em momentos de lazer, trabalho ou deslocamentos até o trabalho.

Em termos gerais, homens são mais ativos que mulheres – 27,1% contra 18,4% e esta diferença seria resultado da tripla função exercida pelo sexo feminino, se dividindo entre trabalho, afazeres domésticos e cuidados com os filhos, o que representa menos tempo para exercícios, embora na minha modesta opinião, as mulheres com tantas atribuições acabam se exercitando muito mais.

diante da tv

Brasileiro perde muito tempo na frente da TV

De qualquer forma, não estamos aqui para contestar dados oficiais nem tão pouco criar dúvidas a respeito, mas que se fosse medida esta “tripla função” das mulheres, certamente os índices poderiam ser outros.

Mas enfim, seguindo os dados da PNS, o Rio de Janeiro é o estado campeão dos “colados na telinha”, onde ao menos 40,4% dos cariocas passam três horas ou mais em frente à TV diariamente. Na sequência aparecem Sergipe (37,9%) e Rio Grande do Norte (35,5%).

Em suma, o melhor para os brasileiros a estas alturas do campeonato seria buscar mais atividades físicas, desde que acompanhadas por profissionais, fumar menos ou parar e até se exercitar diante da TV, já que tirar a pessoa da frente da telinha pelo visto não será tarefa nada fácil.