O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) informou que entre seus associados, os planos de saúde são os líderes de reclamações em 2014, seguido pelo segmento de serviços financeiros e, em terceiro lugar, está o setor de telecomunicações, num balanço baseado em 11.161 demandas.

O IDEC relata que os três setores citados são regulados por órgãos federais: Agência Nacional de Saúde (ANS), Banco Central e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), respectivamente planos de saúde, bancos e telecomunicações.

Pela terceira vez consecutiva, as queixas em relação a planos de saúde permanecem no primeiro lugar, com 19,83%. Os reajustes abusivos, a negativa de cobertura e o descredenciamento de profissionais são os problemas mais frequentes que os consumidores enfrentam no setor.

Já os serviços financeiros representam 15,33% dos registros de atendimento do IDEC, com insatisfações do tipo: cobranças de taxas e juros indevidos. A insatisfação sobre telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e banda larga ocupa o terceiro lugar no ranking de atendimentos, com 13,71%. A interrupção dos serviços é uma das principais questões.

telecomunicações