A Organização Não Governamental WWF-Brasil encomendou uma pesquisa nacional que mostra o fato dos brasileiros terem muito orgulho pelo meio ambiente e pelas riquezas naturais do país. Além disso, a maioria entende a importância das áreas protegidas para seu próprio bem-estar, mas considera que a natureza não está sendo bem cuidada ou como deveria.

Cerca de duas mil pessoas foram ouvidas, na segunda quinzena de outubro, em todas as regiões brasileiras, tendo por objetivo identificar como a população se relaciona com as unidades de conservação (parques, reservas ambientais e outras áreas protegidas).

unnamed (2)

Registros da pesquisa revelam, que o nosso meio ambiente é motivo de orgulho para 58% da comunidade verde e amarela; 65% afirmam que a proteção da fauna e da flora é um benefício para todos; 48% compreendem que as áreas protegidas ajudam a melhorar a qualidade do ar, e 34% vislumbram nesses locais uma oportunidade para o lazer e descanso.  No entanto, os brasileiros demonstram preocupação com a falta de cuidados. A cada dez entrevistados, oito consideram que a natureza não está sendo protegida adequadamente, sendo o desmatamento uma das principais ameaças citadas, seguido pela poluição das águas.

Os resultados foram apresentados na última semana, ao longo do Congresso Mundial de Parques, em Sidney, na Austrália, em evento que ocorre a cada dez anos, reunindo representantes de governos, especialistas e pesquisadores com o objetivo de melhorar a gestão das áreas protegidas em todo o planeta.