Na semana de 22 a 31 de janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) registrou alta nas sete capitais brasileiras que participam do cálculo deste indicador.

A inflação medida pelo IPC-S subiu na última semana de janeiro com variação média de 1,73%, o equivalente a 0,22% superior a semana anterior (1,51%).

São Paulo, com acréscimo de 2,23% alcançou a maior alta (o que representa 0,5% superior a média nacional); Belo Horizonte, com 1,89% e o Rio de Janeiro, com 1,83% foram as capitais com maiores variações de preços.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, indicam ainda, que em Porto Alegre a taxa variou 1,48%; no Recife, 1,39%; em Salvador, 1,19%; e em Brasília (a menor alta do país), 1,16%.

Apesar do que destacamos acima, o governo continua insistindo que a inflação está controlada, não existe, e os riscos de recessão são alardeados por pessimistas.

Pelo visto, os mandatários brasileiros não tem tido a oportunidade de fazer compras em supermercados do país em questão, ou seja, em nosso Brasil “Varonil”…

inflação2