O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de apresentar um dado que chama a atenção, e talvez pouca gente tivesse ideia. Aliás, diante do sucateamento dos hospitais tão deflagrado pela mídia, e do atendimento que causa muitas vezes perplexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pasmem: das 12 milhões e 100 mil pessoas que foram internadas em 12 meses, oito milhões usufruíram do serviço através do SUS.
O percentual que chega a quase 70% do total dos atendidos em 2013 (período da coleta dos dados) surpreende, e matematicamente nos leva a crer que os restantes 30% estariam divididos entre detentores de planos de saúde, os quais não andam satisfazendo muito aos consumidores – diante de tantas reclamações na Justiça como se tem notícia, e ainda alguns poucos com condições para pagamento a vista.
Sinceramente não contesto os resultados, mas acho impressionante a quantidade de pessoas que precisam do SUS e não possuem qualquer cobertura de saúde no Brasil.
O IBGE fez um questionário perguntando ao entrevistado se havia sido internado em doze meses anteriores e 6% da população verde e amarela afirmou que sim, sendo 65,7% destes – hospitalizados pelo SUS.
Numa análise regional as internações ocorreram em maior número no Norte (73,9%) e Nordeste (76,5%), chegando a corresponder a três em cada quatro internações. O menor percentual foi registrado no Sudeste (58,8%).
Sem Comentários