O neurocirurgião Eloy Rusafa, Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, e especialista em coluna, com técnicas minimamente invasivas para solucionar doenças e problemas, concedeu uma entrevista ao site da “Revista Brazil com Z” destacando sobre a “ginástica laboral”, que pode evitar dores nas costas e faltas ao trabalho.

Esta questão que nem sempre é levada a sério por empregados e empregadores, na verdade, faz toda a diferença.

Rusafa lembra que “a rotina da maioria da população brasileira é acordar cedo, pegar transporte público e trabalhar o dia todo. Algumas profissões deixam as pessoas com dores e indispostas para o dia seguinte, fato que, repetido seguidamente, pode acarretar em afastamento do serviço ou perda de produtividade, o que não é a vontade de nenhum trabalhador e, muito menos, de quem disponibiliza uma vaga de trabalho”.

Dr. Eloy Rusafa

Dr. Eloy Rusafa

Para evitar problemas de saúde, principalmente dores nas costas, e ausências ao trabalho, a “ginástica laboral” surge como uma eficiente alternativa, pois “prepara” todo e qualquer trabalhador para mais uma jornada, indica o neurocirurgião.

Segundo a fisioterapeuta Juliana Feraresso, especialista neste assunto, “ginástica laboral – é o conjunto de exercícios realizados no local de trabalho, direcionados para as diferentes atividades profissionais. Estes exercícios acontecem durante o expediente e atuam de forma preventiva e terapêutica a fim de manter a saúde”.

A “ginástica laboral” reforça o Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, “consiste em movimentos simples para o aquecimento de músculos e esqueleto, alongamentos e relaxamento do corpo que, além de aumentarem a produtividade e a qualidade do trabalho, reduzem custos de assistência médica e trazem maior proteção legal à empresa contra possíveis processos de empregados. Além disto, melhora a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade. Já os funcionários ganham em autoestima, reforçam a musculatura e a flexibilidade das articulações, reduzem o stress, aumentam a capacidade de concentração, e intensificam o ânimo para o trabalho”.

Eloy Rusafa enfatiza que apoia e recomenda a prática da “ginástica laboral” como “forma de prevenir maiores problemas de saúde, como dores na coluna, dores lombares, hérnias de disco, etc., doenças que podem prejudicar a pessoa profissionalmente, mas, acima de tudo, pode mudar para pior sua vida”.

Para termos ganhos em nossa vida e profissão “devemos pensar saúde e praticar saúde”, concluiu Rusafa.

ginasticalaboral2_b