O consumidor brasileiro conhece pouco sobre os seus direitos e embora a ampla divulgação através da mídia e de redes sociais, muita gente acaba prejudicada nos mais variados segmentos da vida.

Pessoas com câncer, por exemplo, têm direito a medicamentos de alto custo que possam ser utilizados no tratamento da doença. O acesso muitas vezes é negado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por planos de saúde.

Em muitos casos, beneficiários de assistência médica privada encontram dificuldade de acesso aos medicamentos importados ou de uso oral ou domiciliar. Especialistas dizem que nas duas situações, as condutas dos planos e também do Sistema Único de Saúde são consideradas abusivas e podem ser contestadas na Justiça, tendo prioridade e rápido atendimento, já que as pessoas têm direito ao tratamento solicitado pelo médico e não ao que o plano de saúde ou o sistema público decidir oferecer.

O Código de defesa do Consumidor completa 25 anos de existência em setembro, e por mais incrível que possa parecer, a população brasileira se deixa levar por verdadeiros absurdos e termina por ser lesada em boa parte das vezes, mas prefere se calar para não se incomodar ou porque nunca se interessou em saber os caminhos que lhe permitem garantir os seus direitos…

Consumidor