O “Facebook” acaba de criar um novo recurso, denominado “Legacy Contact”, o qual permitirá que os usuários escolham alguém para se responsabilizar por seu legado na rede social. A ideia é que os perfis funcionem como uma “lápide virtual”.
O contato que ficar responsável pelo perfil da pessoa falecida poderá fixar uma mensagem no topo da página, trocar a foto de perfil e baixar a cópia das publicações feitas no Facebook, exceto as mensagens privadas. Até então, a política da rede social era de “congelar” a conta de uma pessoa morta, após o preenchimento de um formulário por amigos e parentes. O processo longo era feito pela opção “Memorialization Request”.


A nova função (“Legacy Contact”) será testada primeiro nos Estados Unidos, com previsão de expansão, em breve, para outros países. A ativação, que será – opcional – poderá ser feita nas configurações, tanto pelo celular quanto na web.

Sendo assim, com esta inédita ferramenta a ser explorada, o internauta poderá manter viva a história de quem já partiu – e até manter atualizações no perfil – sempre que identificar mais algum feito que possa lembrar o convívio daquele (a) que não está mais entre nós. É a evolução da tecnologia…

facebook-legacy-contact