O Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo será palco até 26 de agosto, da maior mostra dedicada ao artista espanhol Joan Mirró.
A exposição contém 40 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 25 gravuras e alguns objetos criados pelo pintor, que pertencem à Fundação Joan Miró, de Barcelona, além de coleções particulares.
Joan Miró i Ferrà foi um escultor e pintor nascido em Barcelona (Espanha), em 20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca, no dia 25 de dezembro de 1983, sendo considerado um dos maiores representantes do Surrealismo e possui algumas peças à mostra em um dos museus mais importantes da Espanha, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
A exibição das obras está dividida em três blocos cronológicos. Nos anos 1930 e 1940, se destacam pinturas e desenhos da época da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, em que Miró passou a mostrar mais suas características transgressoras, principalmente nas técnicas artísticas. Já nos anos 1950 e 1960, ele começou a usar métodos mais diversos, se interessando pelo trabalho com esculturas, e nos anos 1970 uma coleção de gravuras mostra a habilidade do artista a desafiar diversos padrões.
Vale a pena conferir!
Sem Comentários