A Receita Federal informou que 27.895.994 contribuintes encaminharam a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015, total que representa 3,8% a mais do que no ano passado. Em torno de 380 mil acertaram as contas com o Fisco, nas últimas três horas antes do término do prazo fixado para o dia 30 de abril – superando as estimativas.

Aqueles que não enviaram o documento ainda poderão fazê-lo, no entanto, não escapará da multa de 1% do imposto devido – por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74 prevalecendo o maior valor, não sendo necessário baixar um novo programa, pois o sistema gerará a guia para o pagamento da multa – automaticamente.

Somente os contribuintes de Xanxerê (SC) não pagarão multa por atraso na entrega, tenho em vista o tornado que atingiu o município no último dia 20 de abril. O Ministério da Fazenda editou portaria autorizando a prorrogação do prazo de entrega da declaração para 31 de julho, data esta, em que deverão ser pagos os débitos relativos ao imposto devido, se for o caso.

O pagamento das restituições inicia no dia 15 de junho e prossegue até 15 de dezembro, em sete lotes mensais, onde a prioridade para o recebimento é de pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental, e os que possuem alguma doença grave.

Imposto-de-Renda-leão1