Se alguém do governo ainda acha que está tudo bem com os brasileiros diante de tamanho arrocho, que alguns apostam ainda nem começou de fato, melhor reavaliar a situação…

Mais dois milhões de “tupiniquins” entraram para a lista de inadimplentes, entre dezembro do ano passado e maio de 2015, conforme dados do Serviço e Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta semana.

A alta nos cinco meses do ano chegou a 4,63%. A estimativa é de que ao final de maio, havia cerca de 56,5 milhões de brasileiros com o CPF negativado em todo o território verde e amarelo.

O SPC Brasil destaca que os “brazucas” estão com dificuldades para fazer o pagamento até mesmo de contas básicas. O maior avanço no número de dívidas foi causado por atrasos com empresas concessionárias de água e luz, aumento de 13,31%, na comparação anual. Em segundo lugar, estão as dívidas com telefonia, internet e TV por assinatura, com crescimento de 12,02%.

A alta no segmento de bancos, com dívidas no cartão de crédito, empréstimos e seguros, ficou em 10,1%. Os bancos são os principais credores dos brasileiros, respondendo por 48,56% do total de dívidas em atraso. A pesquisa do SPC Brasil é feita em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Pois bem, enquanto o povo mal consegue pagar suas dívidas e engrossa as fileiras dos inadimplentes surge a notícia da venda de uma instituição bancária e interessados oferecendo muitos milhões para a compra, ou seja, sinal de que alguém está bem e com dinheiro neste contexto.

E a tal “bandeira vermelha” que mantém num crescente a conta de luz – deixando brasileiros de “orelha em pé” e às escuras, irá até quando?  Boa pergunta…

SPC1