Nesta sexta-feira (14) está sendo celebrado no Brasil, e em mais de 160 países de todo o mundo, o “Dia Mundial da Diabetes”.

Para esta data estão previstas campanhas visando conscientizar sobre a doença e divulgar ferramentas à prevenção, formas de compreender e, ainda, evitar complicações causadas pela Diabetes, que é caracterizada pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, e surge quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina, pelo pâncreas.

O tema escolhido pela “International Diabetes Federation(IDF) para o período de 2014 a 2016 é “Vida Saudável e Diabetes” visando trabalhar nos próximos anos, a divulgação de ações e informações que possam tornar mais saudável a vida de pessoas com a doença.

O “Dia Mundial da Diabetes” foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas – 61/225.

1391714808

 

A escolha da data (14 de novembro) é relacionada, ao aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Os tipos da Diabetes com maior incidência são: “1 e 2”. No primeiro caso, os sintomas são: vontade de urinar diversas vezes; fome frequente; sede constante; perda de peso; fraqueza; fadiga; nervosismo; mudanças de humor; náusea e vômito. No tipo “2”, onde 90% dos pacientes se enquadram: infecções frequentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés e furúnculos.