A cada dia surgem novidades surpreendentes no setor automobilístico, que vão muito além do que qualquer consumidor poderia imaginar num passado não muito distante…

A Ford vem desenvolvendo um banco do condutor que poderá detectar um potencial ataque cardíaco e fazer com que o carro pare de forma segura, o que também é iniciativa da montadora Toyota, por exemplo, diante de uma previsão onde pessoas com 100 anos de idade estarão dirigindo carros no futuro.

MonitorCardiaco1_Medium

Segundo consta, o assento do veículo vai monitorar possíveis irregularidades no sistema cardiovascular do motorista e vai trabalhar com uma câmera para monitorar o movimento da cabeça e sensores no volante, visando detectar um ataque cardíaco através dos sistemas de direção e frenagem.

Estudos mostram que 30% das pessoas acima de 65 anos têm algum tipo de irregularidade no coração e se ainda estão dirigindo, poderão ter um interesse real no fato de serem monitoradas enquanto conduzem seus carros.

A Ford, por enquanto, não revela quando a tecnologia estará disponível em seus carros de produção, mas a Toyota projeta que em menos de cinco anos poderá ter uma produção plena neste sentido.

Com isto, os motoristas com idade mais avançada poderão continuar ao volante, mesmo que sua percepção esteja prejudicada. É a evolução dos tempos!