O” Dia das Bruxas” (“Halloween” – nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.

Alguns magos e bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra “Hallowinas” – nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia), no entanto, estudiosos dizem que a palavra “Halloween” surgiu de uma versão encurtada de “All Hallows’ Even“(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows’ Day).

Hallow” é uma palavra do inglês antigo para “pessoa santa” e o dia de todas as “pessoas santas” é apenas outro nome para “Dia de Todos os Santos”, quando os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, “All Hallows’ Even“, como “Hallowe’en“, e mais tarde simplesmente “Halloween“.

Por outro lado, o “Halloween” marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também, o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão),Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol, mas o que ficou mesmo foi o escocêsHallowe’en”.

unnamed (11)

Uma das lendas de origem Celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir, e usar pelo próximo ano. Os Celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Eles entendiam que em todas as leis de espaço e tempo, o “Halloween” permitia que o mundo dos espíritos, se misturasse com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente, desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir…

As bruxas tem um papel fundamental no “Halloween” e não é por acaso, que o dia 31 de Outubro é conhecido como “Dia das Bruxas” em português. De acordo com várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações (30 de abril e 31 de outubro). Chegavam nas suas vassouras voadoras, para participar de uma festa chefiada pelo próprio Demônio

.

Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de “Halloween”, então à meia-noite se veria uma bruxa.

..

Entre os símbolos típicos do “Halloween” com seus misticismos e significados, estão: a abóbora, que simboliza a fertilidade e a sabedoria; a vela, que indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral; o caldeirão: onde os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos; a vassoura, simbolizando o poder feminino, o qual efetua a limpeza da energia negativa (e não para o transporte das bruxas como se imaginava); o gato preto, símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade em plena harmonia com o Universo e, os sapos, ligados à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Muitos segmentos da bruxaria se reúnem neste dia em especial, para rituais de todas as espécies, dependendo da linhagem, mas com certeza é o melhor dia do ano para magias ou bruxarias com efeitos rápidos e contundentes.

Segundo Magos e Bruxas, para se proteger, o melhor é permanecer em casa e sair somente após a meia-noite, além de usar roupas claras, anéis de prata, um pentagrama, e colocar na porta de entrada da casa um copo com água – sete pedras de sal grosso e uma pedra de carvão para garantir que as energias nefastas não ultrapassem esta barreira, própria para absorver todas as cargas negativas. O copo deve ser retirado sete dias depois, despejando o conteúdo e o recipiente num lugar onde haja um gramado ou verde, sem se olhar para trás…