O calor no Brasil pode ser sinônimo de praia e agito para muitos, e tristeza para quem não é fã de altas temperaturas. Em Madri, no caminho contrário, janeiro é o mês que marca o auge do inverno, e pode ser uma boa opção como destino de férias!

Ainda que seja o mês mais frio do ano na cidade, a Espanha em geral apresenta uma vantagem em relação a outros países da Europa – o inverno ainda assim não é tão rigoroso e cheio de nevascas pesadas.

Com uma média de temperatura que varia entre 2 e 9 graus, Madri é uma cidade amena para se visitar nesta época do ano. Com bastante sol e um clima mais seco, raramente as temperaturas ficam negativas ou neva na cidade. Se quiser aproveitar a neve, procure as famosas serras e montanhas espanholas, em um retiro em seus chalés. O sol se põe por volta das 18 horas, tornando as noites ligeiramente mais longas e consequentemente, melhores de serem aproveitadas em restaurantes aconchegantes, bares ou festas.

 

Se você estiver devidamente agasalhado, é possível conhecer normalmente vários pontos turísticos interessantes durante o dia – que fica mais curto no inverno. Um casaco bem acolchoado, fechado para bloquear o vento frio e blusas de lã são suficientes – aposte sempre no método ‘cebola’, aquele em que se sobrepõe diversas camadas de blusas e meias/calças finas, de tecidos resistentes, por baixo de um casaco mais pesado.

Para esquentar ainda mais o corpo, não deixe de experimentar a culinária especial de inverno em Madri, como o delicioso e cremoso chocolate quente acompanhado de churros nos cafés da cidade. Além de ser um prato tradicional, é delicioso e oferece bastante energia para caminhadas entre pontos turísticos da cidade!

O charme dos madrilenos bem vestidos e elegantes pelas ruas é uma atração à parte, portanto aproveite o mês para ir às compras na cidade com muito estilo! O período pós-natal é ideal para fazer compras em Madri, com as famosas rebajas de enero diminuindo os preços de várias grifes e marcas espanholas.