Para encerrar a série de dicas para adicionar em seu roteiro de viagem, hoje mostramos um destino muito próximo de Segóvia (citada no último post). Juntamente com Madrid, esta tríade forma uma das combinações turísticas mais inesquecíveis para turistas de todas as idades e gostos. Impossível não se encantar com os belíssimos monumentos e construções deste belíssimo país, que conta não somente a história da Espanha, mas da formação de toda a Europa! A capital europeia da cultura em 2002, esta é uma das cidades mais repletas de monumentos medievais do mundo. Conheça hoje a cidade que de tão historicamente importante, tornou-se patrimônio mundial da UNESCO!

Onde? Salamanca

1. Plaza Mayor

Ainda que seja uma cidade cheia de monumentos históricos e lugares tradicionais, engana-se quem pensa que há uma atmosfera séria e soturna pela cidade. A Plaza Mayor é prova disso, sendo um ponto de encontro de arquitetura medieval e jovens universitários, que estão por toda a cidade. O monumento é cercado por restaurantes e bares badalados, por isso é uma excelente opção de visita noturna – não só por sua iluminação incrível, mas também por ser um dos maiores pontos históricos da cidade. Construída em estilo barroco, o conjunto do prédio combinado com a praça levou cerca de trinta anos para ser construído, e hoje é considerada uma das mais belas construções da Espanha.

2. Catedral de Salamanca

A cidade possui duas catedrais principais, mas pode ser considerada um complexo por suas dimensões. A velha e a nova catedral de Salamanca formam um conjunto de construções que narram a trajetória da arquitetura espanhola, por seus estilos distintos e estado de conservação impecáveis. A mais velha guarda o órgão mais antigo de toda a Europa! É uma visita imperdível para quem aprecia arquitetura e interiores imponentes. Cada detalhe entalhado em suas inúmeras colunas decorativas encantam seus visitantes, em estilo gótico e barroco.

3. Casa das conchas

Um dos edifícios mais simbólicos da cidade, a casa das conchas fica perto das catedrais de Salamanca, e é um dos pontos mais visitados da região. Com cerca de 300 conchas decorando seu exterior, a mansão datada do século 16 hoje funciona como biblioteca pública. Estas conchas formam sua decoração pois o proprietário, Don Rodrigo Maldonado de Talavera era um cavaleiro e em seu escudo havia uma concha que o decorava. Para caracterizar sua mansão apropriadamente, tais conchas foram espalhadas pela construção. Além de curioso, é um belíssimo ponto a se visitar durante a viagem à cidade!

4. Universidade de Salamanca

Com tantos pontos turísticos tradicionais, os visitantes da cidade podem perceber um grande transito de jovens estudantes, que tornam o clima da cidade ainda mais animado e ideal para quem gosta de diversão. Isso acontece porque, uma das universidades mais antigas e importantes da Espanha se localiza na cidade, a grande Universidad de Salamanca. Fundada em 1218, é a 5ª universidade mais antiga da Europa. Em quase 800 anos de funcionamento, hoje ocupa cerca de 30% da população da cidade com seus universitários de toda a Espanha. Além disso, é uma das construções mais belas a serem apreciadas na cidade.