Todo ano milhares de brasileiros deixam o pais em busca de novas oportunidades no exterior. Para muitos, a mudança para a Espanha já é uma realidade a ser concretizada, mas nem por isso mais simples. Mudar de país não é nem de longe similar a mudar de cidade ou casa – é preciso ficar atento aos detalhes para não deixar pendências e gerar transtornos quando já estiver estabelecido no seu país de destino.

Uma das principais providencias e talvez a mais importante é checar sua matricula consular. É altamente recomendável matricular-se junto à Repartição Consular mas próxima, pois isto torna a comunicação entre consulado e embaixada mais fácil com os cidadãos brasileiros no exterior. Isto é bastante útil e importante em casos de roubo, doenças, acidentes e principalmente extravio de documentos. Uma preparação para a estadia na Espanha ser especial e agradável é sempre a prioridade, por isso assegurar-se do apoio em eventuais situações desagradáveis é muito importante. A matrícula não é obrigatória, gratuita e sigilosa – seus dados permanecem apenas no consulado e na embaixada.  Lembre-se também de regularizar as declarações de impostos junto à Receita Federal, declarando com antecedência os rendimentos passíveis de cálculo do imposto de renda – a ausência da declaração após dois anos pode levar seu cpf à irregularidade perante o governo.

Em épocas de eleição que se aproximam, é importante transferir seu domicilio eleitoral para a região mais próxima de onde irá residir na Espanha. O trâmite pode ser feito no consulado, com a apresentação do título eleitoral, carteira de identidade, certidão de nascimento, certificado de alistamento militar ou certidão de casamento para quem mudou de nome.