O turista que for à Barcelona e quiser se deslocar pela cidade aproveitando ao máximo o passeio aos principais pontos da localidade, terá também no transporte público, uma excelente opção para se locomover em viagens diárias.
São oito linhas de metrô identificadas com cores diferentes, duas redes ferroviárias, duas linhas de elétricos e uma poderosa frota de ônibus para chegar em qualquer lugar na cidade, e além disso, o transporte é integrado, ou seja, o visitante pode utilizar diferentes meios de locomoção por uma hora e meia – sem pagamento de um novo bilhete.
Tanto o metrô, quanto o elétrico, o autocarro e o comboio, são linhas que saem de Barcelona e chegam às localidades vizinhas de Bajo Llobregat , e ao Barcelonès ou Vallès, mas neste caso, o passageiro terá que pagar a diferença de tarifa para entrar em novo veículo.
Em estada por apenas alguns dias, vale a pena optar pela aquisição do chamado “Cartão T10” que permite até dez viagens em diferentes meios de transporte, ou o “! Cartão Hola BCN – TMB”, para uma pessoa, e que permite viagens ilimitadas por uma taxa especifica, havendo cartões de dois, três, quatro e cinco dias.
A rede de transportes públicos é muito fácil de usar, pois em cada estação de metrô se encontra informações quanto a localização, enquanto os comboios (trens de conexão com toda a área metropolitana e principais cidades da Catalunha) apresentam em painéis luminosos o percurso da linha, e os autocarros, possuem indicativos sobre todas as linhas, horários, direção e paradas.
Jornalista David Isaías .