Planeja incentivar seus filhos a estudar fora, ou éum estudante com sonhos de um ensino superior estrangeiro? Este artigo é ideal para você. Já é de conhecimento geral que a Espanha é um dos países mais renomados e até tidos como referência quando o assunto é educação. O ensino universitário não é diferente! Dentre tantas opções de cursos e bolsas pelo país, listamos hoje algumas das principais instituições – referências para quem busca um bom período de estudos ou até mesmo um intercambio na Espanha.

Vale ressaltar que todas as universidades listadas oferecem bolsas a estrangeiros em períodos determinados, portanto um bom modo de se começar as buscas é salvando seus websites nos favoritos e buscando periodicamente por oportunidades!

Sempre listada em diversos rankings mundiais de ensino, esta é uma das universidades mais antigas do mundo. Com seus mais de 86 mil estudantes, é a maior da Espanha – e referência para todos que buscam estudos no país – seu campus ocupa um extenso espaço da cidade universitária de Madrid, e recebe milhares de intercambistas anualmente. Para se ter uma ideia de sua grandiosidade e excelência, em seu time de ex-alunos estão filósofos como José Ortega y Gasset, historiadores como Juan de Mariana, líderes estrangeiros como José Rizal e diversos primeiros-ministros da Espanha.

Ao contrário da primeira da lista, a Universidade Pompeu Fabra conta com uma fundação bem mais recente – sendo inaugurada em 1990. Ainda assim, de acordo com a Times Higher Education, esta universidade figura entre uma das novas instituições de desenvolvimento mais rápido no mundo- um dos catalisadores foi o rápido e expansivo estabelecimento de diversos centros de pesquisa . Assim, é hoje uma das mais importantes universidades espanholas, graças aos seus diversos projetos de pesquisa e amplas áreas de ensino.

Esta universidade pública na verdade localizasse em sua maior parte em Cerdanyola del Vallès, próxima a Barcelona. Em suas 13 escolas espalhadas entre as duas cidades, esta é uma das mais expansivas universidades, já que oferece uma extensa lista de qualificações em diversos níveis. Fundada em 1968, esta universidade foi profundamente afetada pelas diversas mudanças sócio-politicas do país, estabelecendo em 75 um histórico documento em que declarava total independência em seu modelo de ensino, visando ser um modelo democrático. Em 2012, chegou a ser eleita como a melhor universidade da Espanha, segundo o QS World University Rankings.