O fotógrafo brasileiro Ding Musa e o espanhol Iñaki Domingo inauguram hoje a exposição “Resonancias”, na Tabacalera, dentro da programação do PhotoEspaña. A mostra fica até o dia 27/09 e a entrada é gratuita.

Nascido em São Paulo, Ding Musa estudou música antes de cursar fotografia no Senac, além de trabalhar como assistente de fotografia em campanhas publicitárias. “Sinto-me músico até hoje” diz Ding Musa “é um jeito de entender o mundo, como as ideias pousam no mundo real”. A fim de completar sua formação, Ding Musa frequentou cursos de filosofia como ouvinte na USP “Minha fotografia é muito pensada e na maioria das vezes, fotografo no estúdio. Observo muito a passagem do tempo sobre os objetos” completa o fotógrafo.

Não é a primeira vez, porém, que Ding Musa exibe seu trabalho na Espanha. Já expôs na galeria madrilenha Fernando Pradilla e pretende voltar ano que vem em mostras paralelas ligadas a Feira Arco. Recém-chegado de uma residência artística do Japão, as fotografias de Ding Musa também podem ser vistas em Lisboa, no Centro de Arte Carpe Diem, no âmbito da PhotoEspaña.

domingo_iñaki_from_somewhere_to_nowhere_04

Iñaki Domingo, “From somewhere to nowhere 04.”

Nesta exposição, ele divide espaço com o espanhol Iñaki Domingo fazendo um diálogo entre um artista espanhol e um brasileiro. Apresentados por um amigo em comum enquanto Iñaki Domingo fazia uma residência artística em São Paulo, ambos descobriram que trilhavam o mesmo caminho artístico. “Não fizemos nada juntos, cada um fazia o seu e depois criamos um diálogo entre as peças” relata Iñaki Domingo. “Por isso, escolhemos este nome ‘ressonâncias’, porque havia muitos interesses e referências em comum” conta o fotógrafo que em breve voltará ao Brasil para fazer uma residência artística e uma exposição no ateliê Fidalga, em São Paulo.

Segundo Iñaki Domingo, o trabalho exposto versa sobre o final da imagem e a atual discussão levantada por alguns estudiosos que sustentam que a imagem estaria chegando ao fim. “Por isso, vou ao começo, repenso a imagem, volto ao essencial, à fotografia que não é um receptáculo de informações e sim, mais contemplativa. Estou trabalhando a imagem como uma unidade, uma peça concreta, na qual ela não precisa de outras para se complementar” conclui o fotógrafo espanhol.

domingo_iñaki_from_somewhere_to_nowhere_10

Iñaki Domingo, “From somewhere to nowhere 10”.

Informações

Resonancias, Iñaki Domingo e Ding Musa.

Onde? Tabacalera, calle Embajadores, 51 – Metrô Embajadores, L3.

Quando? 3 de julho a 27 de setembro de 2015.

Gratuito


Brasileiros na PhotoEspaña: Mário Cravo Neto, no Real Jardim Botânico; uma coletiva na Casa de América na qual participam artistas brasileiros como Paulo Fehlauer, Fábio Seixo, Gilvan Barreto e Gustavo Lacerda; trabalhos de Alair Gomes ao lado de vários fotógrafos latino-americanos no Palácio Cibeles e Marcio Vilela, na galeria Slowtrack.


Estrada de Grãos, de Ricardo Teles.

A excelente exposição do fotógrafo gaúcho Ricardo Teles volta a Madri desta vez na Biblioteca María Zambrano de la Universidad Complutense de Madrid. Endereço: Calle Prof. Aranguren, s/n, 28040 Madrid. De 1º de julho até 31 de agosto. Gratuito.


Juliana Bezerra escreve neste espaço e no blog Rumo a Madrid.