Para os brasileiros que viajam à Espanha a passeio ou a trabalho, é importante que saibam como agir e estarem preparados no caso de necessidade em termos de atendimento na área da saúde, afinal, esta é uma preocupação natural sempre que se está fora do seu país de origem.
O Sistema Nacional de Saúde espanhol oferece uma extensa rede de centros de saúde e hospitais distribuídos em toda a sua geografia. Nos centros de saúde são prestados serviços de medicina familiar, pediatria e enfermaria, onde podem ser encontrados ainda,  parteiras, fisioterapeutas, assistentes sociais e dependendo da situação, pode até ocorrer a consulta médica no domicílio do doente (atendimento primário). Já, nos hospitais, são disponibilizados atendimentos de urgência e alta complexidade.
Caso você dependa de medicamentos, terá que ter a prescrição de um médico e os encontrará nas farmácias, identificadas nas ruas por uma cruz verde. Além disto, se precisar de socorro para emergência, basta ligar para o telefone gratuito 112 – válido em todo o território espanhol.
Por outro lado, se o turista for celíaco (doença caracterizada pela intolerância a ingestão de glúten), há uma crescente consciência da importância de oferecer alimentos sem glúten, na Espanha. Em razão disto, cada vez mais hotéis, restaurantes, campings, parques, e centros de lazer estão preparados para garantir a refeição adequada.
Sendo assim, todos os visitantes terão a mesma qualidade de atendimento dado aos nativos da localidade, sempre que houver necessidade de utilizar os serviços da assistência de saúde.
Jornalista David Isaias
Correspondente GNS-Press
Associação de Jornalistas do Bloco Europeu
Membership nº 8194