Como uma boa metrópole histórica de respeito, Madrid é repleta de locais cheios de histórias interessantes para conhecer. O centro da cidade mistura construções modernas a pontos históricos e conhecidos internacionalmente. A Plaza Mayor é uma delas.

Localizada no centro da cidade, fica a poucos minutos de caminhada da Puerta del Sol, outra construção marcante para os espanhóis. A Plaza Mayor além de ser bem movimentada, principalmente durante a noite, é ao mesmo tempo tranquila para quem busca uma boa refeição ou uma degustação de vinho espanhol. Nos arredores da grande praça existem também ótimos hotéis e hostels, ideal para quem procura comodidade na estadia sem se preocupar com preços.

O local foi planejado pelo rei Felipe II, e seu time de arquitetos. Foi inaugurada no período do rei Felipe III, em 1620 – e sua estátua, adicionada em 1854, se encontra no centro da praça. No local aconteceram diversos eventos históricos como coroações, julgamentos e até mesmo execuções, por ser um lugar de grande visibilidade para os cidadãos. Hoje, é o ponto de início de diversos eventos e festas importantes da cidade.

Os prédios que cercam a praça são construções variadas, de casas até lojas, cafés e restaurantes – todos projetados com vista voltada para o centro da extensa praça e com estilo antigo, já que a maioria dos prédios são originais do século XVI.

Ao longo de sua história, alguns incêndios obrigaram o projeto original da praça a ser modificado. O primeiro, em 1631, o segundo em 1670 e o terceiro em 1790. Após o último acidente, o projeto dos prédios foi reduzido de 5 para 3 andares. Em todas as obras de restauração, os arquitetos responsáveis eram de alguma forma relacionados ao arquiteto mestre, que iniciou a construção – dando um aspecto sempre fiel ao projeto inicial da praça. Por isso, a construção é até hoje um marco histórico na Espanha e também referência para toda a Europa!