A Espanha é conhecida mundialmente por sua importância histórica e econômica no cenário europeu. Além disso, é um dos países mais procurados por estrangeiros de diversas partes do mundo para se começar uma nova vida, seja estudando ou trabalhando. A lista de atributos que tornam o país tão atraente é extensa – sua excelente qualidade na segurança, transporte e qualidade de vida entram são itens definitivos na hora da escolha para se mudar.

Para se definir qual região é mais adequada para se mudar, leve em consideração seus objetivos e a mudança de rotina para a família. Aqui listamos algumas cidades distintas para iniciar sua busca, e se ter uma ideia da dinâmica do país. Tenha em mente que, apesar de contar com certa homogeneidade cultural, o custo de vida pode variar significativamente entre regiões e cidades.

1. Madrid

Escolha principal e mais comum de estrangeiros ao escolher morar na Espanha, Madrid é ideal para quem busca oportunidades de trabalho e estudo. A capital com mais de três milhões de habitantes é um importante centro econômico mundial, fazendo com que o ritmo de trabalho e consumo seja  tão intenso como em outras metrópoles como São Paulo ou Nova York. Jovem e vibrante, a cidade também possui a desvantagem de ter um custo de vida mais elevado em relação a outras regiões – assim como os salários oferecidos.

2. Barcelona

Parceira de Madrid na busca de quem pretende morar na Espanha, Barcelona é famosa pela intensa concentração também de turistas e estudantes, fazendo com que a energia da cidade seja também jovem e acelerada (para padrões espanhóis). A capital da Catalhunha tem oportunidades para quem lida na área industrial, já que é a base de sua economia. Alem disso, possui agitadas opções para quem busca noites agitadas, com famosas festas e boates.

3. Granada

Para aqueles que possuem interesse na área de turismo e relacionadas, Granada é a cidade ideal. Localizada na região Sul do país, conta com uma grande concentração de monumentos e locais considerados patrimônios da humanidade – tamanha sua importância histórica. Com a vantagem de se dominar outras línguas alem do espanhol, é possível buscar oportunidades na área de turismo, já que é a base econômica da região.

4. Bilbau

Menos conhecia para quem pretende morar no país, esta ‘pequena’ cidade possui qualidade de vida excelente, com suas construções públicas bem planejadas e tranqüilidade. Principal centro econômico do País Basco, possui uma região metropolitana populosa e cheia de oportunidades no setor de serviços – desde a década de 80, a cidade sofreu um intenso crescimento em infra-estrutura, com novos aeroportos, portos, centros de exibição, tornando a cidade a “cidade dos serviços”.

5. Valencia

Situada ao leste da Espanha, esta cidade costeira já teve sua base econômica voltada para o setor industrial, mas hoje possui também intensa atividade turística. Com diversos visitantes da Europa e do mundo, a cidade possui alem de belíssimas paisagens e estrutura, um clima agradável – ideal para quem pretende levar família e filhos para o país.