Nesta quinta-feira (18/08) mais um ataque abalou a tranquilidade da Europa. Até o momento, quatro suspeitos foram presos, sendo 3 marroquinos e 1 espanhol. O Estado Islâmico já reivindicou a autoria do ataque.

Foi reportado na madrugada de quarta para quinta uma van avançou contra uma multidão reunida nas Ramblas, um dos centros mais movimentados de Barcelona. O ataque deixou 13 mortos e 130 feridos. Não há brasileiros entre eles, e as nacionalidades podem ser conferidas neste tweet do portal de notícias emergentes da Catalunha. Ate o momento, cerca de 60 feridos já foram liberados do atendimento médico, 65 seguem internados.

Um segundo incidente em Cambrils, cidade próxima a Barcelona ocorreu menos de 10 horas depois, no que a polícia acredita ser outro ataque terrorista. Neste ataque, cinco suspeitos foram mortos pelos policiais, que perseguiram o veículo.

Entenda o ataque, de acordo com o mapa do g1:

Este não é o primeiro ataque ocorrido na cidade. em 2004, outro atentado ­ – o mais trágico da Espanha – ocorreu em Madri, quando bombas plantadas por militantes islâmicos nos metrôs deixaram 191 mortos e 1800 feridos. Neste ano, o ataque em Barcelona marcou o sexto deste tipo ocorridos em grandes cidades do mundo.