A diversidade cultural na Espanha é certamente um dos motivos que levam milhões de turistas a transitarem pelo país ao longo do ano. Suas estacoes amenas, de climas agradáveis convidam os viajantes a explorarem as diversas regiões do país, e conhecer o cotidiano de seu povo.

Dentre os diversos municípios que atraem turistas de todo o mundo ao país, Granada é uma das mais interessantes, e é a cidade de um dos palácios mais incríveis do mundo.

A Alhambra é na verdade um grande complexo de palácios e fortalezas históricas. Esta grande construção histórica foi adotada na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, tamanha sua importância para o desenvolvimento político e histórico espanhol.

A cidade de Granada foi originalmente projetada com diversas muralhas cercando seus limites, em uma época em que a Espanha vivia sob ameaça de invasões e guerras. A Alhambra foi construída entre 1248 e 1354 dentro destes limites como uma ‘cidade’ autonoma, com escolas, oficinas e palácios próprios. No topo de um planalto, o local conta com uma das melhores vistas para a cidade de Granada, a 740 metros acima da cidade. No total, a Alhambra ocupa cerca de 142 mil metros quadrados!

Ao visitar o complexo, é possível ver a transição de estilos das construções entre os palácios e castelos. Desde o século 13 as diversas transições de governos e lideranças na Espanha deixaram suas marcas na arquitetura do complexo, tornando-a mais bela ao passar dos anos. Os detalhes do interior dos pátios ficam as marcas da belíssima decoração árabe, com rebuscados padrões desenhados à mão em suas paredes. O pátio dos leões, por exemplo, conta com 124 colunas perfeitamente alinhadas, rodeando um pátio com quatro fontes e 12 estátuas de leões. Acredita-se que o local seja uma representação do paraíso e cada coluna seja a representação de um signo do zodíaco.

Por ser um passeio longo e cheio de surpresas a cada cômodo visitado, é interessante planejar com antecedência a visita ao local. Veja um pouco do que te espera no vídeo abaixo!