O ano de 2016 foi marcado por intensas mudanças pelo mundo, boas e ruins. No lado bom da lista se encontra a Espanha, que não se deixou abater por crises econômicas na Europa e no mundo, e apresentou números positivos em diversos setores. Desde 2013, a Espanha registrou seu 13º trimestre consecutivo de crescimento econômico, assegurando o posto de 4ª maior economia da Zona do Euro.

No turismo, o país comprovou que é um dos melhores lugares para se visitar, e recebeu cerca de 75,3 milhões de turistas, segundo o euronews. Este crescimento representa 10% a mais de visitantes que o ano anterior, e consequentemente mais arrecadação. Para 2017 estima-se um número ainda maior! Com a receita aumentando, mais empregos e oportunidades são criadas, tanto para os espanhóis quanto para quem busca oportunidades de emprego por lá.

E tem mais, em 2017 é o ano eleito pelas Nações Unidas como o ano internacional do turismo sustentável – evento inaugurado na Espanha durante a famosa Feira de Turismo de Madrid.  Com a difusão do programa é esperada uma arrecadação de 240 milhões de euros! Somente em 2016, o gasto médio dos turistas em Madri foi de 1000 euros, um número que tende a aumentar este ano.

Estima-se ainda que o crescimento da procura dos turistas por destinos sustentáveis cresça cerca de 12% – sendo as principais cidades da Espanha modelos em expansão na adoção da sustentabilidade. Segundo o site tripadvisor, a tendência do turismo crescer se deve à oferta de estadia a preços econômicos e o número de atrações gratuitas na cidades – uma das vantagens das grandes metrópoles espanholas.

Isso se converte em melhores atrações e estruturas para turistas e a população da cidade, tornando qualquer passeio muito mais confortável.

A Espanha foi um dos países que mais cresceu, ao contrário da tendência europeia.