A Espanha é o país da Europa com mais bares por habitante. Segundo estimativas, haveria 176 estabelecimentos do gênero para cada pessoa, o que representaria dentro de um universo calculado em 47 milhões e 800 mil espanhóis, o equivalente a 271.591 bares “per capta”.
Na capital Madri, onde projeta-se mais de quatro milhões de moradores, é possível se optar entre 22.727 bares e embora não seja tarefa fácil escolher diante de tantas alternativas, a grande pedida é sair “tapeando” (experimentar um pouquinho de tudo) em diversos locais, já que a noite sempre começa e termina muito tarde.
Madri é um destaque à parte quando o assunto é a vida noturna. A “agitação” acontece em várias áreas da cidade, cada uma com um diferencial.  A “Gran Vía”, por exemplo, de grande movimentação dia e noite oferece ao longo de sua extensão, várias boates, teatros e casas que oferecem shows.    Fazer uma caminhada,  pela “Plaza Mayor”, também é extremamente agradável.
Já em Barcelona, com cerca de 1.700.000 habitantes,  estima-se 9.659 bares para cada morador. A cidade é a segunda maior da Espanha, e considerada reduto de bares fantásticos desde os pequenos até os mais caros e frequentados por celebridades. O melhor lugar para iniciar a noite é a “Plaça Reial” (uma praça quadrada com vários bares ao redor com mesas do lado de fora do restaurante com pessoas de todas as faixas etárias).  Depois, muita gente busca uma das baladas que ficam em “Las Ramblas”, que é ao lado.
Embora tenhamos citado apenas as duas principais localidades, as opções são ilimitadas, e os turistas brasileiros onde quer que se encontrem, terão a chance de divertimento e entretenimento garantido!
Por Jornalista David Isaias 
Registro Profissional – legitimado para atuação em todos os países do Bloco Europeu nº 8194 (GNS Press)