Uma visita à Cartagena, município da comunidade autónoma de Múrcia, além de se vislumbrar monumentos históricos e museus, também propicia ao turista saborear a gastronomia diferenciada da região.
A cozinha cartagenense tem como base fundamental os frutos do mar, capturados no Mediterrâneo, a partir do Mar Menor. Peixes de espécies variadas, tais como sargos, garoupas ou pargos, são preparados de maneiras distintas: grelhados, assados ou com sal.
Além dos produtos do mar, unem-se aos pratos inconfundíveis em sabor, legumes retirados do  Campo de Cartagena, exemplificando com ervilhas e tomates,  acompanhados ao peixe salgado.
Outro prato importante da gastronomia local é o “Michirones”, com ingredientes que dão água na boca: feijões secos (devem ser sempre secos), ossos de presunto,chouriço e Caiena. Podem ser adicionados ainda: folhas de louro, bacon, paprika, pimenta, sal e alho, ou numa variedade retirada do Campo de Cartagena, com batatas.
Já os pratos acrescentando-se carne, apresentam o coelho como produto típico da culinária local. Arroz e coelho com alho ou cabañil estão presentes, especialmente em vendas e restaurantes, sempre regados à vinhos produzidos no Campo de Cartagena: branco, tinto e rosé. Sobremesas incluem melões e figos.
Entre as bebidas típicas, o “Asiático” ( café com leite condensado e conhaque, algumas gotas de licor 43, um pouco de canela e servidos em copos de cristal fabricados exclusivamente para este fim); o “Láguena” (mistura de anis e vinho da mesma idade) e o “Compunção” (conhaque e vinho).
Com tantas possibilidades à disposição, inegavelmente, Cartagena é mais uma das grandes opções para o turismo na Espanha.
Jornaslista David Isaías .