As tradicionais festas de são Caetano e são Lorenzo, celebradas em Madri durante o mês de agosto terão um toque brasileiro, pois o bar cultural brasileiro Maloka participará com forró e quadrilha de festa junina. Fundado em 18 de dezembro de 1999, o Maloka se destaca pela sua programação cultural que incluem música brasileira, comemorações de datas significativas e debates sobre a atualidade política do Brasil.

Engajados com a comunidade local, a proprietária do bar Maloka, Rose Maloka Guarani-Kaiowa, conta que as festas de são Caetano e são Lorenzo foram se descaracterizando ao longo do tempo. “Antes, era costume os vizinhos fazerem limonadas (com vinho branco), abrissem as casas e participassem de jogos. Hoje a festa está nas mãos de uma empresa que promove muito barulho e acabou afastando os moradores daqui, pois vários não concordam com o perfil da organização” declara a paulistana Rose que vive há vinte anos na Espanha e cujo nome artístico é uma homenagem ao seu estabelecimento e a uma aldeia indígena no Mato Grosso ameaçada constantemente.

A fim de lutar contra esta situação, associações culturais, associações de moradores e outros coletivos do bairro, resolveram criar uma “festa dentro da festa” que resgatasse o lado mais popular das celebrações de agosto e assim nasceram as “Fiestas Populares de Lavapies”.

“O Maloka participa dessa iniciativa para recuperar o sentido popular de São Caetano e São Lorenzo. Queremos que as ‘Fiestas Populares’ deixem de ser uma parte ‘alternativa’ e torne-se realmente ‘a festa’” diz Rose, acrescentando que a mudança de partido político na prefeitura de Madri trouxe mais diálogo entre os agentes culturais do bairro e os poderes públicos. Segundo Rose, o novo concejal do centro, Jorge García Castaño, tem se mostrado mais aberto a este tipo de iniciativa.

Maloka

Assim, o Maloka oferecerá em plena rua, no sábado 8, aula de forró e em seguida, promoverá a quadrilha. Para finalizar, a festança segue dentro do estabelecimento com uma roda de samba. “O sentido desta ação é compartilhar um pouco da nossa alegria e tentar levar a tradição da quadrilha de festa junina aos espanhóis” conta Rose Maloka Guarani-Kaiowaque que fundou o Maloka há quinze anos.

Aliás, as festas dos santos mais celebrados em Madri poderiam ser comparadas às festas de juninas no Brasil. Comidas, bebidas e vestimentas típicas, ruas enfeitadas e até dança própria – o chotis – estão presentes numa das mais castizas festas madrilenhas. Realizadas em Lavapiés e La Latina, estes bairros vivem dias de efervescência na primeira quinzena de agosto e, agora, as comemorações têm um pouco do sabor do Brasil.

Confira a programação completa do Maloka para as festas de são Caetano e são Lorenzo:

Festas de Lavapiés com Sabor de Brasil

Quinta, 6, às 23hs – Música Popular Brasileira ao vivo com Elton Basso e Nego Gil
Sexta, 7, às 23hs – Soul / Funk / Samba Rock com Rafael Alves
Sábado, 8, às 22hs – Música brasileira ao vivo na porta do Maloka – Forró (aula grátis) Quadrilha e Samba. Depois, continuará dentro do  Maloka
com Saulo Oliveira, Nego Gil & amigos
Domingo 9, às 21hs – Samba. Bossa-Nova, MPB ao vivo com Nego Tinho
Segunda, 10, às 23hs – Noite dos Microfones Abertos


Juliana Bezerra escreve neste espaço e no blog Rumo a Madrid.