A Espanha é cheia de história e cultura por todas as suas cidades e regiões. Om diversas influencias de outros povos na construção de sua identidade cultural, hoje o país é um dos mais encantadores da Europa e do mundo!

Uma das expressões mais famosas e simbólicas do povo espanhol está na dança, mais particularmente no Flamenco.  Esta arte popular espanhola é aplicada na dança e na música, e veio da região de Andaluzia, ao sul do país. Nesta região estão as províncias Granada, Málaga, Almería e Sevilha, famosas entre os roteiros turísticos e imperdíveis para qualquer visitante pela Espanha.

Esta região foi historicamente influenciada pelas civilizações árabes, judaicas, cristãs e ciganas. Os ciganos, por sua vez, entraram na Espanha em busca de abrigo, em uma caminhada que surgiu na Índia no século XIV, passando pelo Egito e finalmente chegando em terras espanholas, por volta de 1425. Desta mistura, de ritmos, cores e culturas, nasceu o flamenco, uma dança totalmente característica da energia espanhola por volta do século XVIII. A influência cigana marcou o ritmo das músicas da região, que estão presentes em todos os eventos festivos e no dia a dia dos espanhóis. Certos modos de canções, como a gitana — um canto acompanhado por palmas e um violão — se popularizaram e estabeleceram a dança nos moldes como conhecemos hoje em dia.

Quando visitar a região, não deixe de visitar uma de suas casas de dança, com apresentações de flamenco belíssimas e profissionais. As músicas variam de melancólicas a alegres, e os movimentos da dança acompanham os ritmos, como em uma só performance. As alegres tratam de temas típicos da região, e as tristes contam a história das dificuldades de adaptação dos ciganos na época, em sua caminhada pelo país — por isso a postura tradicional e dramático das dançarinas.