O governador de Pernambuco, sr. Paulo Câmara esteve em Madrid no dia 7 de setembro, em evento comemorativo celebrado pela Embaixada do Brasil em Madrid. No evento, foi anunciado oficialmente a rota direta Recife-Madrid, um grande passo para o turismo da região e comunicação entre os países. Os voos começam a operar em dezembro, e ocorrerão duas vezes por semana.

A BrasilcomZ esteve com o governador e a entrevista exclusiva você confere no artigo de hoje! Confira:

A rota será a segunda que liga o Nordeste à capital espanhola – além da de Salvador, o que isso representará para ambas as cidades?

Primeiramente fico muito feliz de estar em Madrid na Espanha e tendo a oportunidade de celebrar esta parceria com uma empresa aérea a que tem tradição e expertise no turismo tanto na área de aviação, hoteleira e pacotes turísticos. Pernambuco é um estado bem localizado, que tem crescido muito nos últimos tempos. Apesar da crise que o Brasil vive, Pernambuco é um estado diferenciado, que tem a melhor educação pública do Brasil, que tem muita cultura e história (…), praias e paisagens naturais. É um estado que vai aproveitar esta oportunidade de ter dois voos semanais a partir de dezembro com a Air Europa. É mais uma oportunidade de ser um referencial que queremos dar à Espanha, ao povo nordestino e ao povo brasileiro.

Será certamente uma grande oportunidade para a cidade. Ainda assim, Recife é conhecida pela alta taxa de criminalidade, que inibe até mesmo brasileiros de fazer turismo pela região. De que forma seria possível minimizar esta fama e a realidade do país e do local?

É um esforço que precisa ser aumentado (…), temos feito um trabalho muito grande de melhoria nos indicadores de violência. Há dez anos, Recife era a capital mais violenta do Nordeste, hoje é a capital que tem menos violência. Apesar de ainda haver indicadores, isto não é um impeditivo, pelo contrário, é uma chance de trabalhar mais arduamente para tornar a cidade um lugar mais seguro para os moradores e quem vem visitar a cidade. Há muito potencial turístico, patrimônios históricos, belezas naturais e oportunidades de negócios, portanto isto é uma preocupação diária do governo. Ainda assim gostaria de garantir que é um estado bem protegido, que garante a segurança de seus visitantes, e as pessoas que passearem por lá sairão encantadas, falando bem do local – isto faz o turismo local. É mais do que voos e propagandas, são as pessoas que fazem o turismo acontecer.

 

Confira a segunda parte desta entrevista no próximo artigo da BRazilcomZ!