As diferenças culturais percebidas por quem mora na Espanha pode não ser tão impactantes em um primeiro momento, levando a acreditar que o lugar é, na verdade, muito familiar. Ainda assim, é de grande importância considerar estes aspectos ao se escolher trabalhar no país.

O mercado de trabalho espanhol é amplo, variado e exigente. Seus concorrentes em uma entrevista de emprego quase sempre serão espanhóis bem qualificados, já que a população do país possui altos níveis de formação acadêmica, ou ótima base escolar. No entanto, todos que buscam por uma oportunidade e sabem “brigar” por ela, tem altas chances de conseguir atingir seus objetivos. Sendo assim, hoje mostraremos dicas para quem sonha com um emprego em território espanhol – tanto para quem já mora no país e precisa trabalhar, quanto para quem planeja construir uma carreira por lá.

1 – Apresente-se com um bom currículo

Assim como no Brasil, pensar em um bom currículo é a base para se conseguir passar uma boa impressão. Pesquise, dedique um tempo para organizar suas informações adequadamente, pensando nos objetivos de cada vaga a que se pretende concorrer.

2 – Pratique técnicas de entrevista

Tenha sempre em mente que – independentemente do país – as empresas frequentemente terão perguntas base, questionando os motivos que o levaram a se candidatar a determinada vaga, ou por que você deveria ser contratado no lugar dos concorrentes. Prepare-se com antecedência para responder estas questões. A postura profissional na Espanha é de grande importância, já que o país ainda possui um relativo conservadorismo em relação a estas tradições. Boa postura, moderação nas falas, confiança e muita educação são chaves para se passar para as próximas fases de seleção.

3 – Prepare o que falar

Os espanhóis são conhecidos não só pela alegria e charme, mas também no modo direto de se comunicar. O que para nós brasileiros pode soar como uma certa impessoalidade ou até “bruteza”, lá é na verdade, o modo comum de se expressar em alguns casos. Por isso, mantenha sempre a postura profissional, e os discursos curtos e precisos. Para isso, é necessário ao menos alguns minutos antes da entrevista para concentrar-se nas informações necessárias para dar ao entrevistador.

4 – Pesquise

Uma rápida pesquisa sobre a empresa já dita vários parâmetros a serem seguidos durante a entrevista. O tipo de roupa adequado para o ambiente pode ser deduzido por uma busca no próprio site da empresa ou em uma visita prévia – assim como a linguagem a ser pensada durante a entrevista, o tipo de entrevista e outras informações relevantes sobre a empresa para a conquista da vaga.