O número 13 é considerado um número de azar para muitas pessoas e culturas, porque vários acontecimentos trágicos aconteceram justo nesse dia ao longo da história. A superstição pode ter começado na França no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta- feira, quando a Ordem dos Templários (guerreiros da igreja católica) foi considerada ilegal e os membros começaram a ser torturados e executados por heresia. Veja alguns motivos que colaboram para essa superstição (veja mais na web www.sexta-feira13.com):

  • Na numerologia, o número 12 é perfeito: 12 meses do ano, 12 signos do zodíaco, 12 apóstolos, o 13 é um número irregular.
  • Possivelmente, Jesus Cristo tenha sido assassinado numa sexta- feira, 13 (calendário hebraico).
  • Na santa ceia havia 13 membros e um deles, Judas, traiu Jesus.
  • Na mitologia nórdica, convidar 13 pessoas dá azar.
  • O pior incêndio da Austrália aconteceu numa sexta, 13.
  • Acidentes aéreos, um que virou filme, “Alive” (“Vivos”), aconteceram numa sexta, 13.
  • No Japão, o medo é tão grande que não existe o número 13 nos prédios.

O cinema especula bastante com o medo das pessoas. Segue uma lista com 10 filmes de terror, desses de arrepiar! Você pode assisti- los online. Veja:

  1. Sexta- feira, 13: um clássico! Jason e sua serra- alétrica, mudo e implacável, com aquela máscara branca, brrruuuu! Em espanhol:

2. “A hora do pesadelo”, com 10 filmes da série, é um dos mais terríveis. Freddy Krueguer entra nos sonhos das pessoas, as mata e persegue. As pessoas não podiam dormir. Medo! Em português:

3. “O brinquedo assassino”, Chucky é um boneco, um brinquedo que ganha vida e sai matando as pessoas. Em português:

4. “O exorcista”. Ai que medo! Esse eu não achei o filme completo, mas dá pra ver algumas cenas. Em português:

5. “Renascido do Inferno”, esse eu acho bem tosco, mas é um clássico! hahaha! Em português:

6. O iluminado. Com Jack Nicholson, acontece em um hotel, terror psicológico. Em português:

7. “A profecia”. Lembra do número da besta, o 666? Filme de terror com crianças dá medo! Esse tem até um anticristo. Um dos que mais tive medo na minha infância. Em português:

8. “O bebê de Rosemary”, de Roman Polanski, tenho minhas restrições à figura desse sujeito, mas é inegável o seu talento como cineasta. Um filmaço clássico de terror. O vídeo não está completo, infelizmente só achei esse disponível:

9. “Carrie, a estranha”, a primeira versão de 1976. Uma moça criada só com a mãe super religiosa e que sofre bullying na escola vinga- se de todos. Filmaço!

10. “O silêncio dos inocentes”. Filmes de “serial killers” dão muito medo! E esse é um bom representante do gênero. Um assassino que come as suas vítimas, uma mente inteligente,  fria e diabólica.

Todos os dias do ano acontecem coisas ruins, facilmente constatável. Você acredita que esse dia dê azar?

Que a sua sexta- feira, 13,  seja feliz e sem sustos! Terror só na ficção.